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Tipo: Artigo de Evento
Título: A presença da dualidade estrutural na história da educação brasileira
Autor(es): Souza, Francisco das Chagas Silva
Rodrigues, Iaponira da Silva
Palavras-chave: Dualidade estrutural;Educação profissional;Educação tecnológica;História da educação brasileira
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: IMPRECE
Citação: SOUZA, Francisco das Chagas Silva; RODRIGUES, Iaponira da Silva. A presença da dualidade estrutural na história da educação brasileira. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 529-540.
Resumo: Nos estudos que tratam da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é recorrente o destaque dado à dualidade estrutural que caracterizou a educação brasileira ao longo dos séculos. Essa dualidade tem como aspecto essencial a distinção dada, nas políticas educacionais e na escola, à classe trabalhadora e à classe detentora dos meios de produção. As diferenças no tipo de escola ofertada não estão definidas apenas por questões curriculares e pedagógicas, mas englobam também questões sociais e políticas e têm suas raízes da divisão social do trabalho que hierarquiza as funções segundo a classe social. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41078
ISBN: 978-85-8126-065-5
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