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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41078
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | A presença da dualidade estrutural na história da educação brasileira |
Autor(es): | Souza, Francisco das Chagas Silva Rodrigues, Iaponira da Silva |
Palavras-chave: | Dualidade estrutural;Educação profissional;Educação tecnológica;História da educação brasileira |
Data do documento: | 2014 |
Instituição/Editor/Publicador: | IMPRECE |
Citação: | SOUZA, Francisco das Chagas Silva; RODRIGUES, Iaponira da Silva. A presença da dualidade estrutural na história da educação brasileira. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 529-540. |
Resumo: | Nos estudos que tratam da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é recorrente o destaque dado à dualidade estrutural que caracterizou a educação brasileira ao longo dos séculos. Essa dualidade tem como aspecto essencial a distinção dada, nas políticas educacionais e na escola, à classe trabalhadora e à classe detentora dos meios de produção. As diferenças no tipo de escola ofertada não estão definidas apenas por questões curriculares e pedagógicas, mas englobam também questões sociais e políticas e têm suas raízes da divisão social do trabalho que hierarquiza as funções segundo a classe social. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41078 |
ISBN: | 978-85-8126-065-5 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2014_eve_fcssouzaisrodrigues.pdf | 1,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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