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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41071
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Percepção da equipe multiprofissional da Atenção Primária sobre educação em saúde |
Otros títulos : | Percepción del equipo multiprofesional en la Atención Primaria sobre educación para la salud |
Título en inglés: | Perception of the Primary Care multiprofessional team on health education |
Autor : | Barreto, Ana Cristina Oliveira Rebouças, Cristiana Brasil de Almeida Aguiar, Maria Isis Freire de Barbosa, Rebeca Bandeira Rocha, Suzy Ramos Cordeiro, Lucélia Malaquias Melo, Karine Moreira de Freitas, Roberto Wagner Júnior Freire de |
Palabras clave : | Atenção Primária à Saúde;Sistema Único de Saúde;Saúde Pública;Educação em Saúde;Enfermagem |
Fecha de publicación : | ene-2019 |
Editorial : | Revista Brasileira de Enfermagem |
Citación : | BARRETO, Ana Cristina Oliveira et al. Percepção da equipe multiprofissional da Atenção Primária sobre educação em saúde. Rev. Bras. Enferm., Brasília, v. 72, supl.1, p. 278-85, jan./feb. 2019. |
Resumen en portugués brasileño: | Objetivo: Compreender a percepção da equipe multiprofissional da Atenção Primária à Saúde sobre as práticas de educação em saúde e sobre o papel do enfermeiro no desempenho das atividades educativas. Método: Estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada com participação de 12 profissionais da Estratégia Saúde da Família. Para análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, com abordagem temática, proposta por Bardin. Resultados: Emergiram três categorias: Percepção da equipe multiprofissional sobre educação em saúde; Práticas educativas na Atenção Primária à Saúde: tarefa de todos?; e O papel do enfermeiro na educação em saúde. Considerações finais: Verificou-se que a equipe multiprofissional percebe a educação em saúde como sendo responsabilidade de todos os profissionais. Alguns profissionais consideram o enfermeiro como importante educador, outros como executor das ações gerenciais e assistenciais e, em menor proporção, das ações educativas. |
Abstract: | Objective: To understand the perception of the Primary Health Care multiprofessional team on the practices of health education and on the role of nurses in the performance of educational activities. Method: Exploratory and descriptive study with a qualitative approach. Data were collected through a semi-structured interview with the participation of 12 professionals from the Family Health Strategy. To analyze the data, we used the technique of content analysis, with thematic approach, proposed by Bardin. Results: Three categories emerged: Perception of the multiprofessional team on health education; Educational practices in Primary Health Care: everyone’s task?; and The role of nurses in health education. Final considerations: It was verified that the multiprofessional team perceives health education as being the responsibility of all the professionals. Some professionals consider the nurse as an important educator, others as executor of management and care actions and, to a lesser extent, of educational actions. |
Resumen en español: | Objetivo: Comprender la percepción del equipo multiprofesional en la Atención Primaria de Salud sobre las prácticas de educación para la salud y sobre el rol del enfermero en el desempeño de las actividades educativas. Método: Estudio exploratorio y descriptivo, con abordaje cualitativo. La recolección de los datos ocurrió por medio de una entrevista semiestructurada con participación de 12 profesionales de la Estrategia Salud de la Familia. Para el análisis de los datos, se utilizó la técnica de análisis de contenido, con abordaje temático, propuesta por Bardin. Resultados: Se plantearon tres categorías: La percepción del equipo multiprofesional sobre educación para la salud; Prácticas educativas en la Atención Primaria de Salud: tarea de todos?; El rol del enfermero en la educación para la salud. Consideraciones finales: Se verificó que el equipo multiprofesional percibe la educación para la salud como responsabilidad de todos los profesionales. Algunos profesionales consideran al enfermero como importante educador, otros como ejecutor de las acciones gerenciales y asistenciales y, en menor proporción, de las acciones educativas. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41071 |
ISSN : | Print 0034-7167 On-line 1984-0446 |
Aparece en las colecciones: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
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