Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41055
Tipo: Artigo de Evento
Título : A escolarização primária em Campina Grande (1889-1930)
Autor : Silva, Vívia de Melo
Palabras clave : A escolarização primária;Paraíba;Campina Grande;Educação
Fecha de publicación : 2014
Editorial : IMPRECE
Citación : SILVA, Vívia de Melo. A escolarização primária em Campina Grande (1889-1930). In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 446-454.
Resumen en portugués brasileño: A Proclamação da República brasileira, ocorrida em 1889, instaurou o regime republicano, pondo fim à monarquia do Império. Esse episódio na história do Brasil significou “[...] a instauração de uma estrutura administrativa de roupagem diferente, reclamando, para tanto, a formulação de uma constituição que passasse a representar os novos ideais políticos, bem como definir as relações de poder no interior dessa nova ordem.” (GONÇALVES NETO e CARVALHO, 2005, p.265). Dentre os ideais proclamadores desse novo regime, destacam-se o nacionalismo, patriotismo e formação de uma identidade nacional. No entorno dessa modificação de regime político, eventos marcavam um conturbado período na história do Brasil, quais sejam: a abolição da escravatura, o incentivo a imigração, a modernização técnica da produção pela introdução de máquinas (SAVIANI, 2004). Eventos estes instigantes na formulação de um ideário inovador. [...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41055
ISBN : 978-85-8126-065-5
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_eve_vmsilva.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.