Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41051
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Da arte da política a política da educação: intelectuais, professores e estudantes artistas - universidades, sociabilidades e experiências culturais (1955-1966)
Autor(es): Castro, Wagner José Silva de
Palavras-chave: Professores;Alunos;Sociabilidades
Data do documento: 2011
Instituição/Editor/Publicador: ANPUH
Citação: CASTRO, Wagner José Silva de. Da arte da política a política da educação: intelectuais, professores e estudantes artistas - universidades, sociabilidades e experiências culturais (1955-1966). In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 26., 17-22 jul. 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: Associação Nacional de História, 2011.
Resumo: O presente trabalho busca compreender as relações entre instituições escolares e movimentos político-culturais envolvendo intelectuais, docentes e alunos, entrelaçando educação e arte, nas décadas de 60 e 70 do século passado, no Ceará e no Brasil. Parte da historiografia sobre o assunto e de memórias de alunos e professores para entender os percursos individuais e grupais que os levaram a ter um envolvimento estreito com experiências culturais suscitadas pelo CPC. Mostra, que os espaços de criação artística onde tais experiências se davam, envolviam lares, pais, parentes e amigos, colégios e faculdades, a Universidade do Ceará e seus equipamentos culturais para a realização de festivais de música, discos, debates de filmes, esquetes, bem como praças públicas nas apresentações de peças teatrais, musicais e de artes plásticas, na intenção de popularizar e conscientizar o povo. Intenta compreender as origens dessas manifestações artísticoculturais e suas representações nos lugares de memória da cidade.
Abstract: The present work aims to understand the relationship between schools and culturalpolitical movements involving intellectuals, teachers and students, linking art and education in the 60s and 70s of last century, in Ceará and Brazil. Part of the historiography on the subject and the memories of students and teachers to understand the individual and collective journeys that led them to have a close involvement with cultural experiences raised by CPC. Show artistic creation spaces where such experiments was happening involving homes, parents, relatives and friends, schools and colleges, the Ceará University and its cultural facilities to perform in music festivals, records, film discussions, sketches as well as public squares in the theatrical presentation, musical and visual arts in an attempt to popularize and educate the people. Attempt to understand the origins of artistic and cultural expressions and its representations in memory places of the city.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41051
ISBN: 978 85 98711 08 9
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGH - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_eve_wjscastro.pdf198,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.