Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41042
Tipo: Artigo de Evento
Título: Vizinhança vigilante: espaço e sociabilidade nos processos criminais de Fortaleza (1920-1948)
Autor(es): Rocha, Raquel Caminha
Palavras-chave: Mulheres;Comportamentos sociais;Distinção de gêneros
Data do documento: 2011
Instituição/Editor/Publicador: ANPUH
Citação: ROCHA, Raquel Caminha. Vizinhança vigilante: espaço e sociabilidade nos processos criminais de Fortaleza (1920-1948). In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 26., 17-22 jul. 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: Associação Nacional de História, 2011.
Resumo: As mulheres constituíram importante alvo do projeto de regeneração urbana que ocorreu em Fortaleza nas primeiras décadas do século XX, já que elas foram percebidas, preferencialmente, como donas de casa, mães, e que iriam difundir, no interior do lar, a tentativa de normatização dos comportamentos pretendida pelas elites e pelos governantes. Por seu papel dentro da estrutura familiar e no espaço físico da casa, ou seja, no âmbito privado do lar, é que analisaremos os lugares de conflito entre essas mulheres que nos propusemos a estudar. Para justificar a atitude de submissão que deveria ser incorporada pelas mulheres pobres, observemos a contribuição dada pela medicina social, através do líder da escola positivista italiana, o criminologista Cesare Lombroso (GAY, 2001: 70). Este estabelecia como características natas femininas a fragilidade, o recato, a vocação maternal, o predomínio das faculdades afetivas e a subordinação da sexualidade. A honra da mulher estava ligada ao pudor e à fidelidade, não à autonomia pessoal e à autoridade pública como no caso dos homens, pois “as mulheres costumavam ser qualificadas pelas condutas em suas vidas particulares, no entanto estas qualificações provinham do nível da sua exposição pública e da adequação ou não ao modelo de feminilidade desejado”(SOUSA: 1997, 70). No entanto, veremos que as mulheres aqui estudadas colocam essas concepções à prova em suas histórias onde seu gênero, mais que sua condição social, determine que no seu relato estejam presentes aspectos de trabalho e lugar em narrativas conduzidas por temas como família e honra sexual.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41042
ISBN: 978 85 7915 171 2
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGH - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_eve_rcrocha.pdf252,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.