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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41042
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Rocha, Raquel Caminha | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-25T11:20:39Z | - |
dc.date.available | 2019-04-25T11:20:39Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Raquel Caminha. Vizinhança vigilante: espaço e sociabilidade nos processos criminais de Fortaleza (1920-1948). In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 26., 17-22 jul. 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: Associação Nacional de História, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978 85 7915 171 2 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41042 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | ANPUH | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mulheres | pt_BR |
dc.subject | Comportamentos sociais | pt_BR |
dc.subject | Distinção de gêneros | pt_BR |
dc.title | Vizinhança vigilante: espaço e sociabilidade nos processos criminais de Fortaleza (1920-1948) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | As mulheres constituíram importante alvo do projeto de regeneração urbana que ocorreu em Fortaleza nas primeiras décadas do século XX, já que elas foram percebidas, preferencialmente, como donas de casa, mães, e que iriam difundir, no interior do lar, a tentativa de normatização dos comportamentos pretendida pelas elites e pelos governantes. Por seu papel dentro da estrutura familiar e no espaço físico da casa, ou seja, no âmbito privado do lar, é que analisaremos os lugares de conflito entre essas mulheres que nos propusemos a estudar. Para justificar a atitude de submissão que deveria ser incorporada pelas mulheres pobres, observemos a contribuição dada pela medicina social, através do líder da escola positivista italiana, o criminologista Cesare Lombroso (GAY, 2001: 70). Este estabelecia como características natas femininas a fragilidade, o recato, a vocação maternal, o predomínio das faculdades afetivas e a subordinação da sexualidade. A honra da mulher estava ligada ao pudor e à fidelidade, não à autonomia pessoal e à autoridade pública como no caso dos homens, pois “as mulheres costumavam ser qualificadas pelas condutas em suas vidas particulares, no entanto estas qualificações provinham do nível da sua exposição pública e da adequação ou não ao modelo de feminilidade desejado”(SOUSA: 1997, 70). No entanto, veremos que as mulheres aqui estudadas colocam essas concepções à prova em suas histórias onde seu gênero, mais que sua condição social, determine que no seu relato estejam presentes aspectos de trabalho e lugar em narrativas conduzidas por temas como família e honra sexual.[...] | pt_BR |
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