Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41030
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Hipermídia sobre punção venosa periférica: efetividade no ensino de acadêmicos de enfermagem
Título(s) alternativo(s): Hipermedia sobre punción venosa periférica: la efectividad en la enseñanza de académicos de enfermería
Título em inglês: Hypermedia on peripheral venipuncture: effectiveness in teaching nursing students
Autor(es): Frota, Natasha Marques
Barros, Lívia Moreira
Pereira, Francisco Gilberto Fernandes
Alencar Melo, Geórgia Alcântara
Caetano, Joselany Áfio
Galindo Neto, Nelson Miguel
Palavras-chave: Alunos de Enfermagem;Educação;Tecnologia Educacional;Cateterismo Periférico
Data do documento: Nov-2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista Brasileira de Enfermagem
Citação: Frota, Natasha Marques et al. Hipermídia sobre punção venosa periférica: efetividade no ensino de acadêmicos de enfermagem. Rev Bras Enferm, Brasília, v. 71, n. 6, e3159-65, nov. 2018.
Resumo: Objetivo: Avaliar a efetividade de uma hipermídia educativa no conhecimento de acadêmicos de enfermagem acerca da punção venosa periférica. Método: Estudo quase-experimental com desenho pré e pós-teste. Resultados: A média de acertos dos 73 indivíduos participantes do estudo, no pré-teste, foi de 7,7 (DP = 1,05), e 8,3 no pós-teste (DP = 0,74). A comparação nas médias de acertos pré e pós hipermídia apresentou diferença signifi cativa (p < 0,001). Conclusão: A hipermídia é uma estratégia que aumenta o conhecimento e é viável no processo ensino-aprendizagem, sendo útil como ferramenta de apoio para os professores e para o desenvolvimento de estudantes de graduação em enfermagem.
Abstract: Objective: To assess the effectiveness of an educational hypermedia in the knowledge of Nursing academics on peripheral venipuncture. Method: Quasi-experimental study with pre and post-test design. Results: The mean number of right answers of the 73 individuals who participated in the study, in the pre-test, was 7.7 (DP = 1.05), and 8.3 in the post-test (DP = 0.74). The comparation of pre and post hypermedia mean number of right answers showed signifi cant difference (p < 0.001). Conclusion:Hypermedia is a strategy that increases knowledge and is feasible in the teaching-learning process, being useful as a support tool for teachers and for the development of undergraduate Nursing students.
Resumen: Objetivo: Evaluar la efectividad de una hipermedia educativa en el conocimiento de académicos de enfermería acerca de la punción venosa periférica. Método: Estudio casi-experimental con diseño pre y pos prueba. Resultados: El promedio de aciertos de los 73 individuos participantes del estudio, en el pre prueba, ha sido de 7,7 (DP = 1,05), y 8,3 en el pos prueba (DP = 0,74). La comparación en los promedios de aciertos pre y pos hipermedia ha presentado diferencia signifi cativa (p < 0,001). Conclusión: La hipermedia es una estrategia que incrementa el conocimiento y es viable en el proceso enseñanza-aprendizaje, siendo útil como herramienta de apoyo para los profesores y para el desarrollo de los estudiantes de graduación en enfermería.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41030
ISSN: Print 0034-7167
On-line 1984-0446
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_nmfrota.pdf120,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.