Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41030
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Hipermídia sobre punção venosa periférica: efetividade no ensino de acadêmicos de enfermagem |
Título(s) alternativo(s): | Hipermedia sobre punción venosa periférica: la efectividad en la enseñanza de académicos de enfermería |
Título em inglês: | Hypermedia on peripheral venipuncture: effectiveness in teaching nursing students |
Autor(es): | Frota, Natasha Marques Barros, Lívia Moreira Pereira, Francisco Gilberto Fernandes Alencar Melo, Geórgia Alcântara Caetano, Joselany Áfio Galindo Neto, Nelson Miguel |
Palavras-chave: | Alunos de Enfermagem;Educação;Tecnologia Educacional;Cateterismo Periférico |
Data do documento: | Nov-2018 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Brasileira de Enfermagem |
Citação: | Frota, Natasha Marques et al. Hipermídia sobre punção venosa periférica: efetividade no ensino de acadêmicos de enfermagem. Rev Bras Enferm, Brasília, v. 71, n. 6, e3159-65, nov. 2018. |
Resumo: | Objetivo: Avaliar a efetividade de uma hipermídia educativa no conhecimento de acadêmicos de enfermagem acerca da punção venosa periférica. Método: Estudo quase-experimental com desenho pré e pós-teste. Resultados: A média de acertos dos 73 indivíduos participantes do estudo, no pré-teste, foi de 7,7 (DP = 1,05), e 8,3 no pós-teste (DP = 0,74). A comparação nas médias de acertos pré e pós hipermídia apresentou diferença signifi cativa (p < 0,001). Conclusão: A hipermídia é uma estratégia que aumenta o conhecimento e é viável no processo ensino-aprendizagem, sendo útil como ferramenta de apoio para os professores e para o desenvolvimento de estudantes de graduação em enfermagem. |
Abstract: | Objective: To assess the effectiveness of an educational hypermedia in the knowledge of Nursing academics on peripheral venipuncture. Method: Quasi-experimental study with pre and post-test design. Results: The mean number of right answers of the 73 individuals who participated in the study, in the pre-test, was 7.7 (DP = 1.05), and 8.3 in the post-test (DP = 0.74). The comparation of pre and post hypermedia mean number of right answers showed signifi cant difference (p < 0.001). Conclusion:Hypermedia is a strategy that increases knowledge and is feasible in the teaching-learning process, being useful as a support tool for teachers and for the development of undergraduate Nursing students. |
Resumen: | Objetivo: Evaluar la efectividad de una hipermedia educativa en el conocimiento de académicos de enfermería acerca de la punción venosa periférica. Método: Estudio casi-experimental con diseño pre y pos prueba. Resultados: El promedio de aciertos de los 73 individuos participantes del estudio, en el pre prueba, ha sido de 7,7 (DP = 1,05), y 8,3 en el pos prueba (DP = 0,74). La comparación en los promedios de aciertos pre y pos hipermedia ha presentado diferencia signifi cativa (p < 0,001). Conclusión: La hipermedia es una estrategia que incrementa el conocimiento y es viable en el proceso enseñanza-aprendizaje, siendo útil como herramienta de apoyo para los profesores y para el desarrollo de los estudiantes de graduación en enfermería. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41030 |
ISSN: | Print 0034-7167 On-line 1984-0446 |
Aparece nas coleções: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_nmfrota.pdf | 120,45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.