Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40983
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDias, Nildo Loiola-
dc.contributor.authorMartins, Tainá Maria Travassos Mota-
dc.date.accessioned2019-04-23T14:33:49Z-
dc.date.available2019-04-23T14:33:49Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMARTINS, T. M. T. M. Proposta de revitalização do laboratório de ciências da EEM Dep. Francisco de Almeida Monte. 2018. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40983-
dc.description.abstractOne of the discipline in which students have more difficulty to understand the content is physics. Explaining physical concepts becomes difficult and stressful for the students when the class in a traditional way, where students are treated as spectators. David Paul Ausubel and theorists Dixie Bob Gowin developed research on the concept of meaningful learning, encouraging students to participate more actively, a vision opposite to traditional method. With that in mind, in this work we propose new ways of teaching in a public school in Fortaleza, Ceará. The school had few equipment that could be used, a part was damaged and the other parts were missing. Knowing the greater interaction of the students when I was taken some experiment or demonstration to the classroom, proposed the revival of part of the school's science lab. With the aid of tutor support and research, drew up plans for the creation of several experiments for the lab, as well as the elaboration of practical books that generate discussions about current concepts of each student and assists in the development of the experiment.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLaboratório de Ciênciaspt_BR
dc.subjectExperimentopt_BR
dc.subjectEducação - métodos experimentaispt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.titleProposta de revitalização do laboratório de ciências da EEM Dep. Francisco de Almeida Montept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrUma das disciplinas em que os alunos têm mais dificuldade de entender o conteúdo é a Física. Explicar conceitos físicos torna-se difícil e fatigante para os alunos quando a aula é feita de forma tradicional, onde os alunos são tratados como meros espectadores. Os teóricos David Paul Ausubel e Dixie Bob Gowin desenvolveram pesquisas sobre o conceito de aprendizagem significativa, incentivando o aluno a participar mais ativamente, uma visão oposta ao método tradicional. Tendo isso em mente, neste trabalho propomos novos eixos de ensino em uma escola pública de Fortaleza, Ceará. A escola tinha poucos equipamentos que poderiam ser utilizados, uma parte estava danificada e na outra faltavam peças. Sabendo da maior interação dos alunos quando era levado algum experimento ou demonstração para a sala de aula, propus a revitalização de parte do laboratório de ciências da escola e a criação de novos equipamentos com materiais de baixo custo. Com o auxílio de pesquisas e apoio do orientador, elaborei planos para a criação de diversos experimentos para o laboratório, além da elaboração de cadernos de prática que geram discussões sobre conceitos da atualidade de cada aluno e auxilia na elaboração da prática.pt_BR
Aparece nas coleções:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_tmtmmartins.pdf1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.