Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40964
Tipo: TCC
Título: Palavras cruzadas no ensino e aprendizagem de Mecânica no ensino médio
Autor(es): SIilva, Rayro Alves Trigueiro da
Orientador: Dias, Nildo Loiola
Palavras-chave: Palavras cruzadas;Ensino de Física;Mecânica;Jogos no ensino de Física
Data do documento: 2018
Citação: SILVA, R. A. T. Palavras cruzadas no ensino e aprendizagem de Mecânica no ensino médio. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: Com a dificuldade de aprender Física e com o pré-conceito que os estudantes do Ensino Médio têm com essa Ciência, há a necessidade de desenvolver uma aprendizagem significativa provocando no professor a produção e aplicação de novas estratégias de transmissão e recepção de conteúdo. Tornando nesse contexto, uma dinamização e eficiência através da aplicação de jogos didáticos. O jogo educativo é uma ferramenta de aprendizagem que o professor pode utilizar na construção do processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. O presente trabalho teve como objetivo geral construir um jogo Palavras Cruzadas como material didático no ensino de Mecânica e analisar sua contribuição no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio. Para isso delineamos os seguintes objetivos específicos: Colaborar na motivação e estima dos alunos em aprender Física, por meio da utilização do jogo Palavras Cruzadas; Proporcionar aos estudantes do Ensino Médio, o prazer em aprender Física e assim perceber a importância do conteúdo na vida cotidiana através de uma metodologia diferenciada; Propor uma estratégia dinâmica e pedagógica para o ensino de Mecânica voltado para o Ensino Médio e Melhorar o desempenho didático dos alunos em Física. Aplicamos esse recurso de aprendizagem a 120 alunos da 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública estadual do município de Caucaia/Ceará. Seguimos as seguintes etapas: exposição de aula de maneira tradicional, com a utilização dos seguintes recursos: livro didático, lousa e pincel; na segunda etapa explicou-se aos estudantes sobre como são as “Palavras Cruzadas” e os dividiu em equipes para que pudessem realizar o jogo; na terceira etapa aplicamos um questionário para avaliação da metodologia aplicada e por fim, fizemos a tabulação dos dados. Observou-se uma participação e interação em sala de aula reproduzindo uma aprendizagem prazerosa. Proporcionando um aumento substancial da aprendizagem sobre Mecânica.
Abstract: With the difficulty of learning Physics and with the preconception that high school students have with this Science, there is a need to develop meaningful learning by provoking in the teacher the production and application of new content transmission and reception strategies. In this context, a dynamization and efficiency through the application of didactic games. The educational game is a learning tool that the teacher can use in the construction of the process of teaching and learning in the classroom. The present work had as general objective to build the Crossword game as didactic material in the teaching of Mechanics and to analyze its contribution in the process of teaching and learning of the students of the High School. For this we outline the following specific objectives: To collaborate in the motivation and esteem of the students in learning Physics, through the use of the game Crossword; Provide high school students with pleasure in learning Physics and thus realize the importance of content in everyday life through a differentiated methodology; To propose a dynamic and pedagogical strategy for the teaching of Mechanics aimed at High School and Improve the didactic performance of students in Physics. We applied this learning resource to 120 students of the 1st grade of a State Public School in the municipality of Caucaia / Ceará. We follow the following steps: exposition of class in a traditional way, with the use of the following resources: didactic book, blackboard and brush; in the second stage students were explained about the "Crosswords" and divided them into teams so that they could play the game; in the third stage we applied a questionnaire to evaluate the applied methodology and, finally, we tabulated the data. Participation and interaction in the classroom was observed, reproducing pleasant learning. Providing a substantial increase in learning on Mechanics.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40964
Aparece nas coleções:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_ratsilva.pdf659,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.