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Tipo: Dissertação
Título: Aprimorando a escrita de textos argumentativos por meio de sequência didática
Autor(es): Carvalho, Maria Nágela da Silva Ferreira
Orientador: Zavam, Aurea Suely
Palavras-chave: Ensino;Escrita;Argumentação
Data do documento: 2019
Citação: CARVALHO, Maria Nágela da Silva Ferreira. Aprimorando a escrita de textos argumentativos por meio de sequência didática. 2019. 179f. - Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-graduação Profissional em Letras, Mestrado Profissional em Letras, Fortaleza, 2019.
Resumo: A escrita tem papel relevante e primordial em sociedades letradas, por esse motivo o domínio desta modalidade reveste-se de grande valor em nossa sociedade. Nesta perspectiva, torna-se importante o ensino da escrita como forma de empoderamento social, principalmente quando abarca os textos de predominância argumentativa. Apesar de ser uma modalidade primordial em sociedade, o ensino de escrita, especificamente a argumentativa, ainda é um desafio enfrentado por professores. Portanto, este trabalho objetiva o aprimoramento dos usos de estratégias argumentativas que possam promover melhorias na escrita argumentativa dos discentes, particularmente na série inicial do ensino médio. Frente a este objetivo, diante da necessidade de intervenção aliada a pesquisas teóricas que pudessem sustentar as ações empreendidas em sala de aula, este trabalho desenvolve-se por meio de pesquisa-ação viabilizada com a aplicação de uma sequência didática baseada nos pressupostos desenvolvidos por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), a fim de alcançar com maior eficiência tal intervenção. Neste sentido, por meio da sequência didática, o direcionamento feito para se alcançar o objetivo pretendido foi baseado na produção diagnóstica dos discentes que permitiu analisar quais estratégias poderiam ser estudadas nos módulos a fim de que houvesse, ao final do processo, uma produção aprimorada, ao contrastá-la com a produção diagnóstica. Os pressupostos teóricos tomados como alicerce para as ações empreendidas em sala incidiram em duas perspectivas centrais: o ensino da escrita e a argumentação. Na primeira perspectiva, toma-se como base para o ensino da escrita o viés sociointeracionista da linguagem, fundamentando-se em autores, como Marcuschi (2008), Antunes (2003), Geraldi (2004) e Koch (2016), aliado ao viés cognitivo, fundamentando-se em Cassany (1999) e Serafini (1994). Na segunda perspectiva, tomam-se como base os aspectos teóricos fundamentais dos estudos desenvolvidos sobre argumentação realizados em diferentes campos de estudo. Os autores destacados neste trabalho são Toulmin (2006), Adam (2011), Perelman e Tyteca (2014), Ducrot (1987, 1989) e Charaudeau (1997). Por meio desta aliança entre teoria e prática, os resultados obtidos ao final da pesquisa mostraram melhorias significativas na escrita dos discentes, o que reitera a concepção de que o planejamento e a reflexão baseados em problemas reais advindos da escrita dos discentes podem promover melhorias significativas em sua escrita. Este efeito produz consequentemente discentes cada vez mais autônomos e protagonistas de sua própria escrita.
Abstract: In literate societies, writing plays a meaningful and primary role, for this reason, its domination in this modality presents itself a great power in our society. Through this point of view, the teaching of writing becomes important as a way of social empowerment, especially when the writing teaching embrace texts, predominantly, argumentative. Regardless of being a primary modality in society, the teaching of writing, in particular argumentative, it is still a challenge endured by teachers. Therefore, this study aims to improve the usage of argumentative strategies that may provide argumentative writing improvements to students, in particular, the initial grade of high school. Besides this aim, in front of the intervention need associated with theoretical researches that would be able to support the actions undertaken in class, this paper is developed through action research facilitated with a didactic sequence based on the assumptions developed by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), in order to achieve a greater efficiency in the intervention. In this way, through didactic sequence, the directions made to accomplish the goal was based on diagnostic production of the student that allowed to analyze which strategies might be studied in the lessons in order to obtain, at the end of the process, an improved production, contrasted with the diagnostic production. The theoretical assumptions, chosen to the activities in class, focused on two central perspectives: the teaching of writing and argumentation. The first perspective, aiming the teaching of writing, was based on the social-interacting approach of the language, based on theorists such, as Marcuschi (2008), Antunes (2003), Geraldi (2004) and Koch (2016), united to the cognitivism approach, based on Cassany (1999) and Serafini (1994). The second perspective was based on fundamental theoretical aspects of the studies developed about argumentation, performed in different fields of study. The highlighted authors in this paper are Toulmin (2006), Adam (2011), Perelman and Tyteca (2014), Ducrot (1987, 1989) and Maingueneau (1997). Through this connection between theory and practice, the results of the research showed considerable improvements in the writing of students, it reaffirms the conception that the planning and the reflection based on real problems, derived from students writing, can promote considerable improvements in their writing. This effect produce consequently students increasingly autonomous and protagonists of their own writing.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40961
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