Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40889
Type: | TCC |
Title: | Caracterização das mudanças no uso do solo e dos impactos sobre a acessibilidade aos postos de trabalho em Fortaleza |
Title in English: | Land use changes characterization and the impacts on the job opportunity accessibility in Fortaleza |
Authors: | Cunha, Moisés Gomes de Holanda |
Advisor: | Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro |
Keywords: | Uso do Solo;Transportes;Acessibilidade;Planejamento Integrado |
Issue Date: | 2018 |
Citation: | CUNHA, Moisés Gomes de Holanda. Caracterização das mudanças no uso do solo e dos impactos sobre a acessibilidade aos postos de trabalho em Fortaleza. 2018. 77 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | No novo paradigma do planejamento da acessibilidade, a preocupação com o que ocorre na distribuição espacial das atividades é essencial para a compreensão do que ocorre no sistema de transportes. Não incluir isso no processo de compreensão da problemática do fenômeno urbano pode gerar consequências irreversíveis. Nesse sentido, o presente trabalho surge com objetivo de compreender as mudanças ocorridas no uso do solo em Fortaleza entre 2000 e 2015 com uma proposta metodológica orientada em problema. Esse projeto parte da obtenção de uma base de dados de área por tipo de uso do solo para Fortaleza no ano 2000 para então propor hipóteses relativas à configuração do uso do solo em 2000 e às mudanças ocorridas entre 2000 e 2015, quanto à distribuição espacial da população pertencente a cada grupo social e das oportunidades de emprego. Os resultados da análise indicaram que houveram dois tipos de sócio segregação espacial em Fortaleza, a realizada voluntariamente pela população de alta renda em direção à região sudeste da cidade e a imposta à população de baixa renda que se viu obrigada a residir as periferias distantes das oportunidades de emprego devido a sua condição social mais vulnerável. Esse movimento de espraiamento em direção às franjas urbanas de cada um desses grupos sociais pode ter causado um aumento nas desigualdades quanto à acessibilidade. No entanto, apesar de terem sido possível obter conclusões amplas sobre a acessibilidade às oportunidades de emprego da população a partir dos resultados apresentados, esse trabalho tem a limitação de analisar apenas o uso do solo, não fornecendo uma conclusão mais específica sobre o fenômeno estudado, como seria se tivesse considerado o sistema de transportes também. |
Abstract: | According to the new paradigm of the urban planning, the concern about what happens specially in the activities special distribution is essential to the comprehension of what happens within the transport system. Not considering this on the process of the urban phenomena problems comprehension, might create serious consequences. In this sense, this work emerges with aim of comprehending the changes in the urban land use at the city of Fortaleza from 2000 to 2015. This project begins with the production of a georeferenced city urban land use database for 2000 to propose hypothesis about the city’s land use configuration in 2000 and the changes in the period considered, concerning the spatial distribution of each social group considered and their job opportunities. The results analysis indicate that happened two types of urban sprawl in the city in the period considered, the one in which the lower income social groups move to the city southwest outskirts looking for more affordable options of residing, and the one in which the higher income social groups move to the city southeast outskirts voluntarily. This sprawl might have caused the increase on the accessibility inequalities among those social groups.Despite being possible of obtaining these conclusions from the results produced, this work is restricted to the city land use analysis changes, not being able to provide a wider conclusion about the studied phenomena as it would have been if it considered the changes in transport. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40889 |
Appears in Collections: | ENGENHARIA CIVIL - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_mghcunha.pdf | 5,39 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.