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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40877
Tipo: | Dissertação |
Título: | Cartas de Carna(Val): a saudade pode ser uma festa |
Autor(es): | Moreira, Gleydson Silva |
Orientador: | Oliveira Júnior, Antônio Wellington de |
Palavras-chave: | Carna(Val);Performance;Corpo;Luto;Autorretrato;Cartas |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | MOREIRA, Gleydson Silva. Cartas de Carna(Val): a saudade pode ser uma festa. 2019. 279f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-Graduação em Artes, Fortaleza (CE), 2019. |
Resumo: | O trabalho é uma dissertação de artista, um desfile carnavalesco que reúne um pouco de tudo, com o objetivo de inverter a dor em folia, transformando o luto em carnaval. Meu corpo, implicado nas ações artísticas e nas páginas, oscila entre a performance autobiográfica e autoperformance, em meio a cartas para meu irmão já falecido, autorretratos, poemas e experimentações em performance arte, materializei uma reconciliação com o corpo e sua imagem. Optei por não seguir o caminho recorrente da sociedade contemporânea de fazer uso de desvios para evitar a dor, a tristeza ou o fracasso, deixei a poesia da produção artística guiar as questões a serem discutidas e fundamentadas no estudo. A reflexão conceitual é articulada em torno do questionamento de como a morte do meu irmão reverbera no meu corpo, produzindo arte, relações afetivas e mudanças de comportamento, a partir de autores como Paul Zumthor, Kátia Canton, Cecília Salles, Roland Barthes, Walter Benjamin e Vilém Flusser. Quais implicações ao corpo e como ele é implicado em novas ações para dar conta das necessidades impostas pelo luto? Essa ponderação está diluída em minha vida e na festa, o Carna(Val). Os processos artísticos e acadêmicos são utilizados nesta folia como dispositivos para se ter pistas ou elementos para lidar e envolver-se com a problemática criada e performada. Percebo-me criador de um carnaval, então esta dissertação de artista performa experiências proporcionadas pelas inversões por meio de imagens, áudios, textos e ações. Apresento uma performance existencial, baseada nas minhas vontades como artista e relações com as pessoas, criada para celebrar o milagre da vida. Pesquisa desenvolvida junto ao Laboratório de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte - LICCA com apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP. |
Abstract: | The work is an artist's dissertation, a carnival parade that gathers a little of everything, with the objective of reversing the pain in revelry, transforming mourning into carnival. My body, implied in the artistic actions and the pages, oscillates between the autobiographical performance and autoperformance, amid the letters to the deceased brother, self-portraits, poems and experiments in performance art materialized a reconciliation with the body and its image. I chose not to follow the recurring path of contemporary society to make use of detours to avoid pain, sadness or failure, I let the poetry of artistic production guide the issues to be discussed and grounded in the study. The reflection is articulated around the search for conceptual references to think about how the death of my brother reverberates in my body, producing art, affective relations and behavior changes, from authors such as Paul Zumthor, Kátia Canton, Cecilia Salles, Roland Barthes, Walter Benjamin and Vilém Flusser. What are the implications to the body and how is it implied in new actions to account for the needs imposed by grief? These considerations are diluted in my life and in our party, the Carna (Val). The artistic and academic processes are used in this folia as devices to have clues or elements to deal with and to be involved with the problematic created and performed. I realize myself the creator of a carnival, so this artist dissertation performs experiences provided by inversions through images, audios, texts and actions. I present an existential performance, based on my wishes as an artist and relationships with people, created to celebrate the miracle of life. Research developed by the Laboratório de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte - LICCA with the support of the Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40877 |
Aparece nas coleções: | PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC |
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