Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40761
Tipo: TCC
Título: Gestão do conhecimento aplicada a uma função empresarial auxiliar: um estudo de caso
Autor(es): Farias, Tiago Hércules Carneiro de
Orientador: Torres, José Belo
Palavras-chave: Gestão do conhecimento;Conhecimento organizacional;Modelo de GC
Data do documento: 2018
Citação: FARIAS, Tiago Hércules Carneiro de. Gestão do conhecimento aplicada a uma função empresarial auxiliar: um estudo de caso. 2019. 61 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: Com a expansão dos mercados trazida pelo desenvolvimento das economias locais e pela globalização, o acesso tanto a bens de consumo como de bens de produção e tecnologias está cada vez mais “comoditizado”. Os gestores das organizações têm se conscientizado de que a fonte primária de vantagem competitiva está no quanto suas empresas sabem, aprendem e gerenciam aquilo que sabem acerca de seus produtos e processos, o que tem elevado o interesse pelo assunto de gestão do conhecimento organizacional. Embora o estudo da Gestão do Conhecimento seja relativamente recente, em comparação ao início da abordagem científica da gestão por Frederick Taylor no começo do século XX, já existem algumas teorias amplamente aceitas na literatura com o intento de explicar o fluxo do conhecimento organizacional desde sua criação até suas formas de utilização e de armazenamento. Este estudo se propõe a apresentar algumas das teorias de criação e gestão do conhecimento organizacional presentes na literatura e aplicar um modelo de GC no contexto de um ambiente empresarial específico, a fim de analisar a sua validade, bem como identificar suas possíveis limitações. O modelo de GC mostrou-se bastante satisfatório no apoio ao processo de criação e gerenciamento de novos conhecimentos organizacionais.
Abstract: With expansion of markets brought by the development of local economies and globalization, access to both consumer goods and production goods and technologies is increasingly "commoditized". Entrepreneurs have become aware that the primary source of competitive advantage lies in how much their companies know, learn e manage what they know about their processes and products, which has raised interest in the subject of organizational Knowledge Management. Although the study of Knowledge Management is relatively recent, compared to the beginning of the scientific approach to management by Frederick Taylor in the early twentieth century, there are already some theories widely accepted in the literature in an attempt to explain the flow of organizational knowledge since its inception to their use and storage. This study proposes to present some of the theories of creation and management of organizational knowledge present in the literature and to apply a model in the context of a specific business environment, in order to analyze its validity, as well as to identify its possible limitations. The GC model proved to be quite satisfactory for the process of creating and managing new organizational knowledge.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40761
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_thcfarias.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.