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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, Rodrigo Lacerda-
dc.contributor.authorTorres, Antonia Lis de Maria Martins-
dc.contributor.authorBezerra, Ellen Lacerda Carvalho-
dc.date.accessioned2019-04-10T13:17:34Z-
dc.date.available2019-04-10T13:17:34Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationCARVALHO, Rodrigo Lacerda; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins; BEZERRA, Ellen Lacerda Carvalho. Contribuições teóricas de Pierre Lévy para a cibercultura. IN: VASCONCELOS, José Gerardo; MOTA, Bruna Germana Nunes; BRANDENBURG, Cristine (orgs.). Filosofia, cultura e educação. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 117-128.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7282-616-8-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40727-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subjectContribuições teóricas de Pierry Lévypt_BR
dc.subjectRelação entre cultura e tecnologias digitais da informaçãopt_BR
dc.subjectAlterações dos modos de processamento da Informaçãopt_BR
dc.titleContribuições teóricas de Pierre Lévy para a ciberculturapt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrA proposta deste artigo é refletir sobre as contribuições teóricas de Pierry Lévy para um fenômeno social, definido como cibercultura. Este trabalho foi feito embasado, principalmente, em duas obras deste filósofo: Cibercultura (1999) e O que é o virtual (1996). Este debate visa reconhecer a relação entre cultura e tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC). Além das mudanças qualitativas da ecologia de signos, o ambiente inédito que resulta da extensão das novas redes de comunicação para a vida social e cultural (LÉVY, 1999). A criação e consolidação dessas tecnologias tiveram implicações sociais e culturais diferenciadas. Segundo Lévy (1999), a presença e uso destas ferramentas em lugar e época determinados cristalizam relações de força sempre diferentes entre os seres humanos. Assim, é quase impossível falarmos dos efeitos socioculturais, unificando a compreensão de uma tecnologia geral, ou seja, não seria legítimo analisar o processo nuclear e suas implicações, da mesma forma como analisamos o desenvolvimento da eletrônica. Ainda de acordo com o filósofo, por trás das técnicas agem e reagem ideias, projetos sociais, utopias, interesses econômicos, estratégias de poder, toda a gama dos jogos dos homens em sociedade.[...]pt_BR
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