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Type: TCC
Title: Análise ergonômica e de acessibilidade dos usuários cadeirantes do restaurante universitário da Universidade Federal do Ceará
Authors: Maciel, Paulo Victor Teixeira
Advisor: Mâsih, Rogério Teixeira
Keywords: Restaurante universitário;Acessibilidade;Pessoas com deficiência;Ergonomia;Análise ergonômica do trabalho;Legislação brasileira
Issue Date: 2018
Citation: MACIEL, P. V. T. Análise ergonômica e de acessibilidade dos usuários cadeirantes do restaurante universitário da Universidade Federal do Ceará. 2018. 79 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Abstract in Brazilian Portuguese: O restaurante universitário configura-se como um equipamento muito importante no funcionamento de instituições de ensino superior, pois supre as necessidades de alimentação da comunidade acadêmica. Seu bom funcionamento colabora diretamente para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos docentes, discentes e funcionários em geral. Por isso, é de suma importância a adequação deste equipamento às normas de acessibilidade e técnicas de ergonomia para que sua utilização seja inclusiva, permitindo o acesso por pessoas com deficiência. Neste trabalho, busca-se analisar um restaurante universitário sob o ponto de vista da ergonomia e da acessibilidade fazendo uso da metodologia da Análise Ergonômica do Trabalho (AET) e da legislação brasileira pertinente. Foram analisadas tanto as características físicas do ambiente construído quanto as percepções dos usuários do local estudado. Verificou-se que a escolha metodológica favoreceu a identificação tanto de aspectos físicos e ambientais quanto comportamentais, fornecendo subsídios para sugerir melhorias e intervenções no ambiente estudado com o objetivo de torná-lo mais acessível e inclusivo.
Abstract: The university restaurant is an important skill in the functioning of higher education, since it is one of the requirements for the development of the academic community. Its good functioning collaborates directly to improve the quality of life and well-being of teachers, students and employees in general. Therefore, it is important to have an adaptation to accessibility standards and ergonomic techniques so that their comprehension is inclusive, allowing the access of people with disabilities. This work, search-to analyze the restaurant of the study of Ergonomic Workplace Analysis (EWA) and of the pertinent Brazilian legislation. We analyzed both the physical characteristics of the environment and the perceptions of the users of the studied site. The additional method and the compliance behavior and the behavior of the behaviors to be more affordable and included.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40677
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