Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40581
Tipo: Dissertação
Título: Aprendizagem técnico-musical coletiva no IFCE - Campus Fortaleza usando o teclado eletrônico
Autor(es): Távora Filho, Raimundo Edson Santos
Orientador: Albuquerque, Luiz Botelho
Palavras-chave: Aprendizagem;Teclado;Coletivo;Ensino;Música
Data do documento: 2019
Citação: TÁVORA FILHO, Raimundo Edson Santos. Aprendizagem técnico-musical coletiva no IFCE - Campus Fortaleza usando o teclado eletrônico. 2019. 102f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2019.
Resumo: Este trabalho lança um olhar para educação musical coletiva usando o instrumento teclado eletrônico dentro do Instituto Federal do Ceará-campus Fortaleza durante o ano de 2018. Nesta pesquisa, pretendo investigar o processo de aprendizagem e mapear o perfil dos alunos que buscam a disciplina Instrumento Específico-Teclado pertencente ao Curso Técnico em Instrumento Musical. Partindo de uma análise comparativa de minha trajetória, através de relatos de minha história de vida e formação curricular, até encontrar o objeto desta pesquisa, busco iluminar a aprendizagem através das práticas pedagógicas. A abordagem será qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1982), para melhor entendimento da aprendizagem individual, o levantamento do repertório musical e a formação de seus capitais trazidos à sala de aula pelos discentes. Esse procedimento se tornará importante para compreender a lacuna da falta de educação musical na escola, nos períodos das décadas de 1990 e início dos anos 2000. Como relatos de experiências, usarei a minha vivência como professor nas escolas de educação infantil, assim como um projeto de minha autoria, com parceria da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult/CE), denominado Orquestra de Teclados do Ceará (ORTECE). O instrumento musical utilizado será o teclado eletrônico, facilitando o acesso ao campo musical dos estudantes e sua importância para o ensino coletivo por ser um instrumento de baixo custo e pela sua portabilidade. Para a metodologia será usada a pesquisa-intervenção (DAMIANI, 2012), com entrevistas semiestruturadas, assim buscando trazer elucidações epistemológicas sobre o contexto do ensino de música em nossa época na cidade de Fortaleza-CE. Seu aporte teórico usará, sobretudo, os conceitos de praxiologia, campos, habitus e capital simbólico de Pierre Bourdieu.
Abstract: This work looks at collective music education using the electronic keyboard instrument within the Federal Institute of Ceará-Campus Fortaleza during the year 2018. In this research, I intend to investigate the learning process and map the profile of students who seek the discipline Specific Instrument -Keyboard belonging to the Technical Course in Musical Instrument. Starting from a comparative analysis of my trajectory, through reports of my life history and curricular formation, until I find the object of this research, I seek to illuminate learning through pedagogical practices. The approach will be qualitative (BOGDAN; BIKLEN, 1982), for a better understanding of individual learning, the raising of the musical repertoire and the formation of its capitals brought to the classroom by the students. This procedure will become important to understand the lack of musical education in the school, in the periods before our time. As an account of experiences, I will use my experience as a teacher in kindergarten schools, as well as a project of my own, with a partnership of the Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult/CE), called Orquestra de Teclados do Ceará (ORTECE). The musical instrument used will be the electronic keyboard, facilitating the access to the musical field of the students and its importance for the collective teaching for being a low cost instrument and for its portability. For the methodology will be used the intervention research (DAMIANI, 2012), with semistructured interviews, thus seeking to bring epistemological elucidations about the context of music teaching in our time in the city of Fortaleza-CE. His theoretical contribution will use, above all, the concepts of praxiology, fields, habitus and symbolic capital of Pierre Bourdieu.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40581
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_dis_restavorafilho.pdf4,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.