Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40461
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título : | As relações intergenéricas: uma abordagem intertextual |
Autor : | Colares, Ana Cátia Lemos Ramos, Andreza Paulina da Silveira |
Palabras clave : | As relações intergenéricas;Construção de sentidos;Intertextualidade;Gêneros |
Fecha de publicación : | 2018 |
Editorial : | Pontes Editores |
Citación : | COLARES, Ana Cátia Lemos; RAMOS, Andreza Paulina da Silveira. As relações intergenéricas: uma abordagem intertextual. IN: SOUSA, Maria Margarete Fernandes de; LEAL, Abniza Pontes de Barros; SILVA, Luciene Helena da; IRINEU, Lucineudo Machado (Orgs.). Gêneros: do texto ao discurso. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018. p. 221-241 |
Resumen en portugués brasileño: | Ao nos referirmos à ideia de construção dos sentidos através dos gêneros textuais, enfatizamos a estrutura, o propósito comunicativo! e a função destes. Partindo desses pressupostos, esse trabalho evidencia a intertextualidade como elemento singular para a construção dos sentidos do texto. Os estudos sobre intertextualidade têm avançado preponderantemente nos últimos anos, mas é importante salientar que desde que Bakhtin (1979 [2011 /) desenvolveu o conceito de dialogismo, surgiu a possibilidade de tratar das influências entre as relações textuais no universo Iinguístico que cerca as relações sociais. Para ele, o texto é dialógico, pois está presente a relação deste com outros enunciados seja entre os interlocutores seja com outros textos, denominado essa relação de dialogismo. [...] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40461 |
ISBN : | 978 85 2170031 9 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGL - Capítulos de livro |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_capliv_aclcolaresapsramos.pdf | 9,74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.