Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40422
Tipo: Capítulo de Livro
Título: A argumentação pelo modelo em anúncios de cosméticos: dialogando com as ideologias
Autor(es): Sá, Jammara Oliveira Vasconcelos de
Lima, Edmar Peixoto de
Palavras-chave: Estudos argumentativos;Anúncios de cosmésticos;Questão das ideologias;Caracterização do genêro anúncio publicitário
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Pontes Editores
Citação: SÁ, Jammara Oliveira Vasconcelos de; LIMA, Edmar Peixoto de. A argumentação pelo modelo em anúncios de cosméticos: dialogando com as ideologias. IN: SOUSA, Maria Margarete Fernandes de; LEAL, Abniza Pontes de Barros; SILVA, Luciene Helena da; IRINEU, Lucineudo Machado (Orgs.). Gêneros: do texto ao discurso. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018. p. 99-119.
Resumo: Este artigo é resultado das nossas pesquisas sobre os estudos argumentativos e tem como finalidade a observação das técnicas argumentativas no texto publicitário. Verificamos com essa investigação que há uma forte relação entre a argumentação pelo modelo e a questão ideológica que perpassa o discurso publicitário. Nesse sentido, temos como objetivo analisar a inter-relação da técnica da argumentação pelo modelo e a questão das ideologias presentes na condução argumentativa do gênero anúncio publicitário de cosmético. Para isso, utilizamos como aparato teórico a proposta postulada pelos estudos da Nova Retórica que defende a argumentação centrada no conjunto de técnicas argumentativas. Recorremos ainda aos pressupostos de Bhatia (2004) e Sousa (2005) sobre a caracterização do gênero anúncio publicitário. [...]
URI: 978 85 2170031 9
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40422
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGL - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_capliv_jovsaeplima.pdf9,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.