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Tipo: TCC
Título : O corpo gordo na moda: um estudo de caso sobre a influenciadora digital Ju Romano
Autor : Barbosa, Camille de Oliveira
Tutor: Araújo, Maria do Socorro de
Palabras clave : Digital Influencer;Corpo;Moda
Fecha de publicación : 2018
Citación : Barbosa, Camille de Oliveira. O corpo gordo na moda: um estudo de caso sobre a influenciadora digital Ju Romano. 2018. 64 f. Monografia (Graduação em Design e Moda) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumen en portugués brasileño: Na rede social Instagram pessoas que possuem conhecimento de moda transmitem informações sobre desfiles, tendências e o que mais for interessante para seu público. São popularmente conhecidas como digital influencers, e algumas delas alcançaram também os meios de comunicação tradicionais, ilustrando importantes revistas e participando de campanhas para grandes marcas. Dentre esse grupo, existem as influenciadoras que não possuem o padrão de corpo dito como ideal pela sociedade. Compartilham informações de tendências, looks e lojas onde se encontra peças maiores que o manequim 44. Esta pesquisa tem como principal objetivo, analisar o papel da digital influencer Ju Romano entre suas seguidoras, entendendo de que modo ela modifica a forma como mulheres gordas enxergam seus corpos e consomem produtos de vestuário, além da sua influência para o mercado de moda. Este trabalho é um estudo de caso, de caráter exploratório, cunho qualitativo e quantitativo realizado com 20 mulheres seguidoras da digital influencer Ju Romano. Foram utilizadas como metodologias a análise bibliográfica e documental, de postagens no Instagram e site da influenciadora, além da realização de entrevista semiestruturada com tais seguidoras. Nos resultados, foram apuradas mensagens nos posts da influenciadora Ju Romano que podem ajudar as mulheres gordas a se perceberem como público consumidor, e usarem a roupa como forma de expressão, não apenas esconderijo. Postagens que estimulam a auto aceitação, o amor próprio e a superação da dificuldade de aceitar o próprio corpo, também foram verificadas na análise dos dados. A digital influencer Ju Romano possui relevância entre suas seguidoras, o que pode ser percebi quando a maiorias das entrevistadas confirmou que ela atua na difusão de tendências e informações de moda, que foram importantes para a mudança no modo de consumir produtos de vestuário. Pelo número de empresas associadas a ela, verifica-se que o trabalho desenvolvido nas mídias sociais, tem chamado à atenção de marcas para o segmento do mercado de vestuário para mulheres gordas, que é negligenciado há muitos anos. Esta pesquisa demonstrou que Ju Romano possui grande alcance não somente nas redes sociais entre suas seguidoras, como também nos meios de comunicação tradicionais, participando de campanhas para empresas dos mais variados segmentos. Por fim, é possível entender que a visibilidade conseguida por Ju Romano pode influenciar na mudança dos padrões de beleza e ajudar mulheres excluídas pela indústria da moda.
Abstract: In the Instagram social network, people who have fashion knowledge transmit information about fashion shows, trends and what else is interesting for their audience. They are popularly known as digital influencers, and some of them have also reached the traditional media, illustrating important magazines and participating in campaigns for major brands. Within this group, there are the influencers who do not have the body standard said to be ideal by society. They share trend information, looks and stores where you can find clothes larger than size 10. This research has as main objective, to analyze the influence of the digital influencer Ju Romano among her followers, understanding how it modifies the way fat women see their bodies and consume clothing products, in addition to their influence on the fashion market. This work is an exploratory, qualitative and quantitative case study with 20 female followers of the digital influencer Ju Romano. Bibliographic and documentary analysis of Instagram posts and Ju Romano’s site, as well as a semi-structured interview with her followers were used as methodologies. In the results, messages were found in the posts of the influential Ju Romano that can help fat women to perceive themselves as consumers, and use clothing as a form of expression, not just a hideout. Posts that stimulate self-acceptance, self-love and overcoming the difficulty of accepting your own body were also verified in the data analysis. The digital influencer Ju Romano has relevance among her followers, most interviewees have confirmed that she acts in the diffusion of trends and fashion information that were important to change the way they consumed clothing products. As a result of the number of companies associated with her, the work carried out in social media has attracted the attention of brands to the clothing market for overweight women, which has been neglected for many years. This research has demonstrated that Ju Romano has great reach not only in social networks between her followers, but also in the traditional media, participating in campaigns for companies of the most varied segments. Finally, it is possible to understand that the visibility achieved by Ju Romano can influence in the change of beauty standards, and help excluded women by the fashion industry.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40280
Aparece en las colecciones: DESIGN MODA - Monografias

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