Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40210
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O coordenador de curso de graduação tecnológica de Instituição de Ensino Superior (IES) privada em um ambiente de gestão estratégica |
Autor(es): | Gondim, Terezinha de Jesus Peres Rodrigues, Maxweel Veras |
Palavras-chave: | Conflitos sociais, econômicos e políticos;Insatisfação social;Ditadura militar |
Data do documento: | 2012 |
Instituição/Editor/Publicador: | Edições UFC |
Citação: | GONDIM, Terezinha de Jesus Peres; RODRIGUES, Maxweel Veras. O coordenador de curso de graduação tecnológica de Instituição de Ensino Superior (IES) privada em um ambiente de gestão estratégica. In: ANDRIOLA, Wagner Bandeira (org). Faroleiros da educação: lançando luzes sobre o ensino superior. Fortaleza: Edições UFC, 2012. p. 223-244. |
Resumo: | A figura do coordenador acadêmico de curso de graduação surgiu em meados da década de 60, em um contexto histórico repleto de conflitos sociais, econômicos e políticos, sobretudo por ser marcado pela ditadura militar e pela insatisfação social. Nessa época, as ações do coordenador centralizavam- -se na gestão didático-pedagógica, ou seja, sua função era mediar a relação entre alunos e professores, devendo exclusivamente atender às demandas dos discentes e dos docentes, o que se supunha bastar para o curso ser bem-sucedido. Somente em 1981, o MEC reconhece que o coordenador deveria atuar como gerente de um projeto de aprendizagem. A partir dessa perspectiva, surgem as primeiras iniciativas de definir sua função.[...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40210 |
ISBN: | 978 85 7282 495 8 |
Aparece nas coleções: | POLEDUC - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_capliv_tjpgondim.pdf | 1,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.