Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40208
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Gasto público como indicador de desempenho para as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) |
Authors: | Simões, Lincon Rodrigues Dias Rodrigues, Maxweel Veras |
Keywords: | Avaliação de desempenho;Patrimônio público;Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Edições UFC |
Citation: | SIMÕES, Lincon Rodrigues Dias; RODRIGUES, Maxweel Veras. Gasto público como indicador de desempenho para as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). In: ANDRIOLA, Wagner Bandeira (org). Faroleiros da educação: lançando luzes sobre o ensino superior. Fortaleza: Edições UFC, 2012. p. 165-89. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A avaliação de desempenho, que favorece a ocorrência de melhorias nos serviços prestados e propicia o atendimento às exigências de transparência das ações dos gestores do patrimônio público, mostra-se um importante instrumento para o exercício do controle social sobre a gestão pública, assim como uma ferramenta estratégica para a própria administração. No que diz respeito às Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), são escassas as pesquisas que tenham o gasto público como componente da avaliação de desempenho dessas organizações. Considerando que o volume dos gastos realizados pelo conjunto das IFES, em 2009, segundo dados do Portal da Transparência, Brasil (2010), ultrapassou a cifra de dezenove bilhões de reais e as frequentes críticas à eficiência das universidades federais, evidencia-se a relevância de estudos que investiguem a relação entre os gastos por elas realizados e os seus resultados.[...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40208 |
ISBN: | 978 85 7282 495 8 |
Appears in Collections: | POLEDUC - Capítulos de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2012_capliv_lrdsimoes.pdf | 1,21 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.