Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40155
Type: Dissertação
Title: A estética do youtube: forma e conteúdo no capitalismo tardio
Title in English: The aesthetics of youtube: form and content in late capitalism
Authors: Gomes, Ulyane Vieira
Advisor: Antunes, Deborah Christina
Keywords: Estética;Youtube;Indústria cultural;Felipe Neto;Capitalismo tardio
Issue Date: 2019
Citation: GOMES, Ulyane Vieira. A estética do youtube: forma e conteúdo no capitalismo tardio. 165f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Psicologia, Fortaleza (CE), 2019.
Abstract in Brazilian Portuguese: O objetivo desta pesquisa é delinear o que seria uma estética específica da plataforma de vídeos americana Youtube, considerando manifestações próprias à indústria cultural, trazendo como recorte o canal brasileiro Felipe Neto. A pesquisa se apoia no referencial da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt que busca na crítica imanente dos discursos analisados, as contradições que apontam para os paradoxos do sistema capitalista em sua fase tardia. Foram transcritos sete vídeos para análise e as reflexões partem das contradições entre os aspectos formais da plataforma – que intensificam a produção de um gosto padronizado e reforçam outras características típicas da indústria cultural – e o conteúdo veiculado no discurso que apresenta o Youtube como o espaço democrático que proporciona voz aos indivíduos. São, ao todo, quatro capítulos: “A odisseia de um youtuber”, no qual os elementos da indústria cultural serão apresentados como constituintes do Youtube partindo da figura de Felipe Neto, “Da imagem editada ao pensamento programado”, que expõe elementos formais como a edição do vídeo, a divisão dos mesmos em playlists e o papel do algoritmo como ciclo de padronização das preferências que ali se estabelecem, “Corujas engaioladas”, no qual são tratados mecanismos de atração e manipulação do público-alvo infanto-juvenil com ênfase especial na provocação do riso e “O negócio”, este último apresenta o modelo de negócios que se estabelece com o advento da plataforma e nele, os antigos ditames do sistema capitalista que ainda são conservados, assim como as novidades ocasionadas pela fase tardia na qual o Youtube se insere.
Abstract: The purpose of this research is to devise what would be a especifical aesthetics from the american videos platform Youtube, considering own industrial culture manifestations, bringing as clipping the brazilian channel Felipe Neto. The research is based on Critical Theory proposed by Frankfurt School that pursuit on the immanent critical from examined speech, the contraditions pointing to the capitalist system paradoxes on your delayed stage. Were transcribed seven videos for analyses and the reflections depart from contraditions between formal aspects – intensifyin the production plataform’s of a standardized liking and strengthen others typical caracteristics from cultural industry – and the content given on speech that show youtuber as a democratical place that provides voice to people. Theres, fully, four chapters: “A odisseia de um youtuber”, where the cultural industry elements will be introduced as part of Youtube starting from Felipe Neto figure. “Da imagem editada ao pensamento programado”, where formal elements are explained as a video edition, the algoritm role of preferences established. “Corujas engaioladas”, where the atration mecanisms and manipulation of childish target group will be discussed with special attention on laughing provocation and “O negócio, this last part show the business model that established with the platform advent and under it, the old capitalist system dictates that still preserved, so as the newness caused for the delayed stage where Youtube is entered.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40155
Appears in Collections:PPGP - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_dis_uvgomes.pdf2,02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.