Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40153Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Mendes, Debora Lucia Lima Leite | - |
| dc.contributor.author | Pinheiro, Brena Stefani de Brito | - |
| dc.date.accessioned | 2019-03-08T14:46:52Z | - |
| dc.date.available | 2019-03-08T14:46:52Z | - |
| dc.date.issued | 2018 | - |
| dc.identifier.citation | PINHEIRO, Brena Stefani de Brito. Avaliações externas e a participação de crinaças com TEA: ação excludente em época de inclusão? 2018. 53f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2018. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40153 | - |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Avaliação externa | pt_BR |
| dc.subject | Inclusão | pt_BR |
| dc.subject | Transtorno do Espectro do Autismo | pt_BR |
| dc.subject | Evaluación externa | pt_BR |
| dc.subject | Inclusión | pt_BR |
| dc.subject | Trastorno del Espectro del Autismo | pt_BR |
| dc.title | Avaliações externas e a participação de crianças com TEA: ação excludente em época de inclusão | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.description.abstract-ptbr | O presente estudo objetivou investigar a participação das crianças com TEA nas avaliações em larga escala, intentando verificar a concepção de inclusão presente nas Avaliações Externas. A pesquisa foi realizada em uma instituição escolar da rede. A pesquisa foi realizada em uma instituição escolar da rede municipal de Fortaleza-Ceará-Brasil. Inicialmente, realizou-se uma revisão de literatura abordando a história das avaliações externas, da Inclusão e do Autismo. A metodologia de investigação adotada foi a pesquisa bibliográfica e exploratória, de natureza qualitativa, caracterizando-se como um Estudo de Caso. Os dados foram obtidos por meio de roteiro de observações e questionário semi-aberto aplicado à docente participante da pesquisa, de uma sala e escola específicas. Analisou-se a concepção da docente e a realidade educacional no que se refere a não-participação efetiva das crianças com TEA nas Avaliações Externas, que deveriam oportunizar a real inclusão dessas crianças, possibilitando igualdade de condições de aprendizagem e participação nas atividades pedagógicas. Os resultados indicaram que as Avaliações Externas interferem no desenvolvimento das atividades propostas pela instituição escolar e não consideram as necessidades específicas dos aprendizes com TEA. Por isso, assumem um caráter excludente, uma vez que a participação dessas crianças não é considerada nos índices de desempenho e aprendizagem. | pt_BR |
| dc.description.abstract-es | Este estudio tuvo como objetivo investigar la participación de los niños con TEA* en evaluaciones a gran escala, intentando verificar la concepción de inclusión presente en las Evaluaciones Externas. La investigación fue realizada en una institución escolar de la red municipal de Fortaleza-Ceará-Brasil. Inicialmente, se realizó una revisión de literatura abordando la historia de las evaluaciones externas, de la Inclusión y del Autismo. La metodología de investigación adoptada fue la investigación bibliográfica y exploratoria, de naturaleza cualitativa, que se caracteriza como un Estudio de caso. Los datos fueron obtenidos por medio de un guión de observaciones y cuestionario semiabierto aplicado a la docente participante de la investigación, de una sala y escuela. Se analizó la concepción de la docente y la realidad educativa en lo que se refiere a la no participación efectiva de los niños con TEA en las Evaluaciones Externas, que deberían oportunizar la real inclusión de esos niños, posibilitando igualdad de condiciones de aprendizaje y participación en las actividades pedagógicas. Los resultados indicaron que las Evaluaciones Externas interfieren en el desarrollo de las actividades propuestas por la institución escolar y no consideran las necesidades específicas de los aprendices con TEA*. Por eso, asumen un carácter excluyente, ya que la participación de estos niños no es considerada en los índices de desempeño y aprendizaje. | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | PEDAGOGIA - DIURNO - TCC | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2018_tcc_bsbpinheiro.pdf | 897,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.