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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMendes, Debora Lucia Lima Leite-
dc.contributor.authorPinheiro, Brena Stefani de Brito-
dc.date.accessioned2019-03-08T14:46:52Z-
dc.date.available2019-03-08T14:46:52Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Brena Stefani de Brito. Avaliações externas e a participação de crinaças com TEA: ação excludente em época de inclusão? 2018. 53f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40153-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAvaliação externapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro do Autismopt_BR
dc.subjectEvaluación externapt_BR
dc.subjectInclusiónpt_BR
dc.subjectTrastorno del Espectro del Autismopt_BR
dc.titleAvaliações externas e a participação de crianças com TEA: ação excludente em época de inclusãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo objetivou investigar a participação das crianças com TEA nas avaliações em larga escala, intentando verificar a concepção de inclusão presente nas Avaliações Externas. A pesquisa foi realizada em uma instituição escolar da rede. A pesquisa foi realizada em uma instituição escolar da rede municipal de Fortaleza-Ceará-Brasil. Inicialmente, realizou-se uma revisão de literatura abordando a história das avaliações externas, da Inclusão e do Autismo. A metodologia de investigação adotada foi a pesquisa bibliográfica e exploratória, de natureza qualitativa, caracterizando-se como um Estudo de Caso. Os dados foram obtidos por meio de roteiro de observações e questionário semi-aberto aplicado à docente participante da pesquisa, de uma sala e escola específicas. Analisou-se a concepção da docente e a realidade educacional no que se refere a não-participação efetiva das crianças com TEA nas Avaliações Externas, que deveriam oportunizar a real inclusão dessas crianças, possibilitando igualdade de condições de aprendizagem e participação nas atividades pedagógicas. Os resultados indicaram que as Avaliações Externas interferem no desenvolvimento das atividades propostas pela instituição escolar e não consideram as necessidades específicas dos aprendizes com TEA. Por isso, assumem um caráter excludente, uma vez que a participação dessas crianças não é considerada nos índices de desempenho e aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstract-esEste estudio tuvo como objetivo investigar la participación de los niños con TEA* en evaluaciones a gran escala, intentando verificar la concepción de inclusión presente en las Evaluaciones Externas. La investigación fue realizada en una institución escolar de la red municipal de Fortaleza-Ceará-Brasil. Inicialmente, se realizó una revisión de literatura abordando la historia de las evaluaciones externas, de la Inclusión y del Autismo. La metodología de investigación adoptada fue la investigación bibliográfica y exploratoria, de naturaleza cualitativa, que se caracteriza como un Estudio de caso. Los datos fueron obtenidos por medio de un guión de observaciones y cuestionario semiabierto aplicado a la docente participante de la investigación, de una sala y escuela. Se analizó la concepción de la docente y la realidad educativa en lo que se refiere a la no participación efectiva de los niños con TEA en las Evaluaciones Externas, que deberían oportunizar la real inclusión de esos niños, posibilitando igualdad de condiciones de aprendizaje y participación en las actividades pedagógicas. Los resultados indicaron que las Evaluaciones Externas interfieren en el desarrollo de las actividades propuestas por la institución escolar y no consideran las necesidades específicas de los aprendices con TEA*. Por eso, asumen un carácter excluyente, ya que la participación de estos niños no es considerada en los índices de desempeño y aprendizaje.pt_BR
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