Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40142
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título : | Cristalização estética como polimento na literatura e na cultura |
Autor : | Medeiros, Francisco Roberto Silveira de Pontes |
Palabras clave : | Cristalização estética;Teoria da Residualidade;GERLIC;Fábulas |
Fecha de publicación : | 2015 |
Editorial : | Expressão Gráfica e Editora |
Citación : | MEDEIROS, Francisco Roberto Silveira de Pontes. Cristalização estética como polimento na literatura e na cultura. In: MEDEIROS, Francisco Roberto Silveira de Pontes; MARTINS, Elisabeth Dias (orgs.). Residualidade ao alcance de todos. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2015. p. 111-124. |
Resumen en portugués brasileño: | Este momento é oportuno para falarmos a respeito do conceito e do processo de cristalização que integra o conjunto de termos operacionais da Teoria da Residualidade, e aproveito para chamar a atenção para a acepção do referido termo quando aplicado aos estudos desenvolvidos por quem lida com a citada teoria. Indicarei as fontes onde fomos buscar o sentido estrito que emprestamos a esta palavra, naturalmente em disciplinas lindeiras da nossa teoria, para em seguida examinar de que modo a cristalização estética se deu e continua a ocorrer num material motivador de interesse permanente na literatura e na cultura universais. Refiro-me às fábulas de Esopo (VI a. C.), de Fedro (X a.C.- LIV d.C.) e de La Fontaine (1621- 1695), que desde o tempo do fabulista grego vêm fazendo as delícias e a consciência de milhões de leitores, tanto de adultos quanto de crianças, no mundo inteiro.[...] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40142 |
ISBN : | 978-85-420-0492-2 |
Aparece en las colecciones: | DLIT - Capítulos de livro |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_capliv_frspmedeiros.pdf | 5,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.