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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40122
Tipo: | Dissertação |
Título: | Análises físico-químicas de soluções aquosas: uma abordagem experimental e interdisciplinar como ferramenta impulsionadora da aprendizagem no ensino médio |
Título em inglês: | Physical-chemical analyzes of aqueous solutions: an experimental and interdisciplinary approach as a tool to boost learning in high school |
Autor(es): | Benjamin, Glauber Oliveira |
Orientador: | Almeida, Maria Mozarina Beserra |
Palavras-chave: | Solução (Química);Perspectiva interdisciplinar;Experimentação em química - Estudo e ensino(ensino médio) |
Data do documento: | Out-2018 |
Citação: | BENJAMIN, Glauber Oliveira. Análises físico-químicas de soluções aquosas: uma abordagem experimental e interdisciplinar como ferramenta impulsionadora da aprendizagem no ensino médio. 2019. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
Resumo: | Dentro da proposta curricular do Ensino de Química, o segundo ano do Ensino Médio se caracteriza como um dos mais desafiadores, pelo fato de dispor de conceitos muitas vezes tidos como abstratos, especificamente no conteúdo de soluções, além de necessitar da transferência de habilidades que exigem a realização de cálculos e análises de gráficos. Assim, a presente pesquisa visou averiguar o impacto da aplicação de técnicas de Físico-Química (refratometria, picnometria, condutimetria e fotocolorimetria) adaptadas ao ensino do conteúdo de soluções, de maneira a propiciar uma melhor compreensão nos alunos, baseada na ação-reflexão e a aplicação prática dos conceitos em aulas experimentais. Utilizou-se uma classe de 36 alunos de segundo ano, onde metade dela serviu de turma controle e a outra vivenciou o conteúdo dentro das abordagens apresentadas. No primeiro momento, foi realizada com os discentes uma avaliação diagnóstica que serviu para observar e considerar o que os alunos já possuíam de bagagem, possibilitando dividi-los em 2 grupos semelhantes. O direcionamento dos trabalhos aconteceu através de uma abordagem amparada no livro didático, para a turma controle, durante 4 aulas, ao passo em que a turma experimental (pesquisada) vivenciou o conteúdo de forma prática, com atividades experimentais, questionamentos e análises de dados. Como resultado, constatou-se que as práticas físico-químicas promoveram uma maior assimilação de conceitos químicos, tais como solução, soluto e solvente, grandezas físicas como concentração, densidade e título, além de impulsionar a aprendizagem do conteúdo de equação da reta e seus gráficos, dentro da abordagem interdisciplinar, verificados através do questionário final aplicado para a turma pesquisada. Conclui-se que as técnicas de refratometria e picnometria, quando aliadas, favorecem substancialmente o aprendizado e domínio de conceitos e procedimentos pertinentes ao estudo e preparação de soluções, tal como as grandezas envolvidas. Por outro lado, a abordagem da equação da reta através da condutimetria e fotocolorimetria impulsionam uma aprendizagem contextualizada e interdisciplinar para o ensino de Funções do 1º Grau, ao mesmo tempo em que também contribui para a assimilação dos conceitos químicos, uma vez que dinamizam, estimulam e motivam os discentes. |
Abstract: | Within the curricular proposal of the Teaching of Chemistry, the second year of High School is characterized as one of the most challenging, because it has concepts often considered as abstract, specifically in the content of solutions, besides requiring the transfer of skills that require the performance of calculations and analysis of graphs. Thus, the present research aimed to investigate the impact of the application of Physics-Chemistry techniques (refractometry, pycnometry, conductimetry and photocolorimetry ) adapted to the teaching of content of solutions, in order to provide a better understanding in the students, based on the action-reflection and the practical application of the concepts in experimental classes. A class of 36 second-year students was used, where half of it served as a control group and the other experienced the content within the approaches presented. At the first moment, a diagnostic evaluation was performed with the students, which served to observe and consider what the students already possessed of luggage, making it possible to divide them into 2 similar groups. The focus of the work was based on a textbook approach, for the control group, during 4 classes, while the experimental group (researched) experienced the content in a practical way, with experimental activities, questioning and data analysis. As a result, it was verified that the physicochemical practices promoted a greater assimilation of chemical concepts, such as solution, solute and solvent, physical quantities such as concentration, density and titre, in addition to stimulating the learning of equation content of the line and its graphs, within the interdisciplinary approach, verified through the final questionnaire applied to the researched class. It is concluded that the techniques of refractometry and pycnometry, when allied, favor substantially the learning and mastery of concepts and procedures pertinent to the study and preparation of solutions, such as the quantities involved. On the other hand, the approach of the equation of the line through the conducymetry and photocolorimetry impel a contextualized and interdisciplinary learning for the teaching of Functions of the 1st Degree, at the same time that also contributes to the assimilation of the chemical concepts, since they dynamize, stimulate and motivate students. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40122 |
Aparece nas coleções: | ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC |
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