Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40044
Tipo: Tese
Título: Validação da escala Homo Zappiens-tecnologias digitais para avaliação do uso das TICs na aprendizagem dos alunos do terceiro ano do ensino médio no Colégio Militar em Fortaleza/CE: estudo de caso
Autor(es): Lopes, Julio Cesar Vieira
Orientador: Trompieri Filho, Nicolino
Palavras-chave: Avaliação;Aprendizagem;Homo zappiens tecnologia digitais;Alunos concursados e não concursados
Data do documento: 2018
Citação: LOPES, Julio Cesar Vieira. Validação da escala Homo Zappiens-tecnologias digitais para avaliação do uso das TICs na aprendizagem dos alunos do terceiro ano do ensino médio no Colégio Militar em Fortaleza/CE: estudo de caso - UFC. 2018. 132f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2018.
Resumo: Este empreendimento acadêmico expressa a configuração do perfil dos alunos do 3º ano do ensino médio do Colégio Militar de Fortaleza (CMF). O embasamento teórico assenta-se nas teorias formuladas por Jean Piaget e Reuven Feuerstein. A problemática subjacente à realidade empírica se concretiza no contexto científico por intermédio do paradigma da pesquisa descritiva em campo na abordagem qualiquantitativa. Os sujeitos da pesquisa constituem um conjunto de 120 alunos matriculados no terceiro ano do ensino médio. O rendimento das aprendizagens dos estudantes é analisado mediante as categorias: alunos concursados e não concursados, migrantes e não migrantes. O objetivo geral do estudo caracterizou-se por validar a escala Homo Zappiens-Tecnologias Digitais para avaliação do rendimento acadêmico dos alunos do terceiro ano do ensino médio no Colégio Militar em Fortaleza/CE, com vistas à caracterização do perfil de alunos quanto à utilização das TICs em seus procedimentos de aprendizagem. Os objetivos específicos delineados: explicitar a qualidade do instrumento de medida escala Homo Zappiens-Tecnologias Digitais por meio da validação dos constructos teóricos; delinear o desempenho dos alunos na Avaliação de Estudo (AE) na disciplina Matemática, no ano de 2017, e a nota de Matemática no primeiro trimestre do ano de 2018; descrever as percepções dos alunos relativas às TICs, mediante a identificação do construto homo zappiens; cotejar os indicadores de inteligência não verbal - G-36, com os indicadores do desempenho aferido na escala Homo Zappiens-Tecnologias Digitais e o rendimento acadêmico dos alunos, bem como, analisar os resultados do rendimento acadêmico dos estudantes admitidos por concursos e não concursados, mediante a influência dos construtos homo zappiens. Os procedimentos metodológicos para a coleta dos dados primários se efetivam mediante conversas informais, entrevistas, depoimentos, aplicação dos instrumentos de medidas. Os dados secundários foram captados no banco de dados da Secretaria de Controle Adêmico da Instituição. O tratamento e a análise dos dados foram realizados pelo software Statistical Package for the Social Sciences – SPSS, processado pelo Windows, versão 22.0. Conclui-se que existe diferença significativa entre os alunos do CMF admitidos como concursados e não concursados. Recomenda-se que o estudo seja replicado para a convalidação dos achados da pesquisa.
Abstract: This academic project expresses the configuration of the profile of the students of the 3rd year of high school of the Military College of Fortaleza (CMF). The theoretical basis is based on the theories formulated by Jean Piaget and Reuven Feuerstein. The problematic underlying the empirical reality is concretized in the scientific context through the paradigm of descriptive research in the field in the qualitative approach. The subjects of the research constitute a group of 120 students enrolled in the third year of high school. The students' learning performance is analyzed by means of the categories: students who are both insolvent and non-bankrupt, migrants and non-migrants. The general objective of the study was to validate the Homo-Zappiens Tecnologias Digitais scale for the evaluation of the academic performance of the students of the third year of high school in the Military School in Fortaleza / CE, with a view to characterizing the profile of students regarding the use of ICT in their learning procedures. The specific objectives delineated: to explain the quality of the measurement instrument Homo Zappiens-Digital Technologies scale by means of the validation of the theoretical constructs; to delineate students' performance in the Assessment of Study (AE) in Mathematics in the year 2017 and the grade of Mathematics in the first quarter of 2018; to describe students' perceptions of ICTs by identifying the construct homo zappiens; to compare the indicators of non-verbal intelligence (G-36) with the indicators of the performance measured in the Homo Zappiens-Tecnologias Digitais scale and the academic performance of the students, as well as to analyze the results of the academic performance of the students admitted by competitions and non- through the influence of the homo zappiens constructs. The methodological procedures for the collection of the primary data are effected through informal conversations, interviews, testimonies, and application of the measurement instruments. The secondary data were captured in the database of the Adventist Control Secretariat of the Institution. Data processing and analysis were performed by the software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), processed by Windows, version 22.0 It was concluded that there is a significant difference between CMF students admitted as insolvent and non-insolvent. It is recommended that the study be replicated for the validation of the research findings.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40044
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tese_jcvlopes.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.