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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica: reflexões sobre o processo de construção
Título em inglês: National Curriculum Common Core for Basic Education: reflections on the construction process
Autor(es): Pinto, Joane Vilela
Boscarioli, Clodis
Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular;Currículo;Construção participativa;Políticas públicas educacionais
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: PINTO, Joane Vilela; BOSCALIORI, Clodis. Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica: reflexões sobre o processo de construção. Revista Educação em Debate, Fortaleza (CE), ano 40, n.77, p. 49-66, set./dez. 2018.
Resumo: A Base Nacional Comum Curricular para a Educação Básica (BNCC), homologada em 20 de dezembro de 2017, foi construída de maneira participativa e contou com a mobilização de professores, pesquisadores, especialistas e técnicos. Para verificar se o processo de construção realmente oportunizou a participação aos educadores, faz-se necessário o estudo dos atores envolvidos e em que nível ocorreu o engajamento. Este artigo tem como finalidade responder à questão norteadora da pesquisa por meio da análise de publicações e relatos pessoais, da trajetória dessa construção, para o entendimento de questões que envolvem a BNCC. Em termos metodológicos, utilizou-se o estudo de caso, pois a temática é recente, sendo possível observar que, embora tenha havido uma tentativa de incentivar a participação dos educadores, esta se mostrou incipiente, requerendo novas pesquisas para averiguar se poderiam ter sido utilizadas modalidades mais amplas e mais democráticas, bem como para avaliar as implicações desse processo de construção no que respeita à implantação efetiva pela adesão dos agentes afetos.
Abstract: The new Brazilian curricular standards for basic education is known as the Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Homologated on December 20, 2017, the BNCC was constructed through the participation and mobilization of teachers, researchers, specialists and technicians. However, to verify if the BNCC construction process offered true participatory opportunities to educators, it is necessary to study the actors involved and the level of their participation. This article aims to answer its guiding question, through the analysis of publications and personal reports of the trajectory of this construction, to the understanding of issues that involve the BNCC. On methodological aspects, the case study was used because the theme is recent, and it was possible to observe, although there has been an attempt to enable teachers’ participation, that was incipient, requiring new researches to verify if broader and more democratic forms could have been used, as well as on the implication of this construction process for the effective implantation by the adhesion of affected agents.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39931
ISSN: 0102-1117
2526-0847
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

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