Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39901
Type: | Artigo de Evento |
Title: | O desempenho institucional após o primeiro ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Educação Superior, Estado do Piauí |
Authors: | Gurgel, Carmesina Ribeiro Barbosa, Daniel Pereira Lima, Olivania Maria Rocha |
Keywords: | Educação Superior;Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA, 2006) |
Issue Date: | 2008 |
Citation: | GURGEL, Carmesina Ribeiro; BARBOSA, Daniel Pereira; LIMA, Olivania Maria Rocha. O desempenho institucional após o primeiro ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Educação Superior, Estado do Piauí. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 1292-1312. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Segundo o censo da educação superior, ano 2006, o Nordeste (NE) brasileiro é a região que apresenta maior crescimento de IES, com incremento de 307,92% entre 1997 e 2006. No caso específico do PI, dentre seus 223 municípios, 10 mantêm instituições de educação superior: 25, na capital Teresina; nove, em municípios do interior. Dentre as 34, três são públicas (duas federais e uma estadual) e 31, entidades privadas. A prevalência de IES em tão-somente 10 municípios (4,43%) e a expansão de entidades privadas são indícios que reforçam as dificuldades presentes na democratização da educação superior, em termos nacionais, regionais e mais especificamente, estaduais, no caso do PI, não obstante o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA, 2006) atestar a expansão do ensino universitário, ao longo dos anos. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39901 |
ISBN: | 9788589872423 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2008_eve_crgurgel.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.