Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39863
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Letramento acadêmico e formação docente: reflexões sobre estágio em um Curso de Licenciatura em Letras |
Título en inglés: | Academic literacy and teacher training: reflections on internship in a degree course in languages |
Autor : | Jung, Neiva Maria Rampazzo, Giselli Cristina Claro Basso, Rosângela Aparecida Alves |
Palabras clave : | Formação docente;Letramento acadêmico;Estágio |
Fecha de publicación : | 2018 |
Editorial : | Revista Entrepalavras |
Citación : | RAMPAZZO, Giselli Cristina Claro; JUNG, Neiva Maria; BASSO, Rosângela Aparecida Alves. Letramento acadêmico e formação docente: reflexões sobre estágio em um Curso de Licenciatura em Letras. Entrepalavras, Fortaleza (CE), v. 8, n. 3, p. 264-280, out./dez. 2018. |
Resumen en portugués brasileño: | Formação docente é um tema de constante reflexão para nós, professores formadores, por reconhecermos que, na universidade, muitas vezes, disciplinas de Estágio ficam ainda muito ou completamente desarticuladas da maioria das demais disciplinas dos cursos de Letras e que, na Educação Básica, continua sendo reafirmada uma visão em torno de “não” se aprender inglês na escola pública. São políticas linguísticas que produzimos e/ou reproduzimos e que têm implicações na aprendizagem de línguas. Considerando assim a necessidade de reflexões, em Linguística Aplicada, sobre cursos de licenciatura que formam professores na área da linguagem, este artigo tem como objetivo refletir sobre o estágio de regência em Língua Inglesa, de alunos de um 5 º ano do curso de Letras licenciatura dupla (Português/ Inglês). Serão analisados dados de aula desses alunos com professoras formadoras, uma carta produzida pela turma e respostas dos alunos a um questionário. Pautar-nos-emos nas concepções dos Estudos do Letramento, tendo como foco principal o letramento acadêmico e sua articulação com a formação docente. Em termos de resultados, reconhecemos que os alunos têm dificuldade de compreender as práticas de estágio, como observação, preparo das aulas e apresentação de relatório, em termos de letramento acadêmico. |
Abstract: | Teacher education is a constant reflection theme for us, teacher trainers, because we recognize that in the university, often, Internship subjects are still very or completely disarticulated of most of the other subjects in the Languages ‘course and that, in the Basic Education, it continues being reaffirmed a view around “no” learn English in public school. These are linguistics policies that we produce and / or reproduce and which have implications for language learning. Considering the need for reflections, in Applied Linguistics, on undergraduate courses that train teachers in the area of language, this article aims to reflect on the discipline of stage IV by the perspective of students of a 5th year of the licentiate degree course double (Portuguese / English). Students ‘class data will be analyzed with teacher trainers, a letter produced by the class and students’ responses to a questionnaire. We will be guided, in the conceptions of the New Studies of Literacy, having as main focus the academic literacy and its articulation with the teacher education. In terms of results, we recognize that students have difficulty understanding internship practices, such as observation, class preparation, and reporting, in terms of academic literacy. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39863 |
ISSN : | 2237-6321 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_gccrampazzonmjung.pdf | 175,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.