Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39857
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Formação de professores de Letras: o estágio como possibilidade de desenvolvimento acadêmico e profissional
Título em inglês: Teacher training in Letters: the internship as a possibility for academic and professional development
Autor(es): Garcia, Avany Aparecida
Chaves, Marta
Stein, Vinícius
Palavras-chave: Formação de Professores;Teoria Histórico-Cultural;Estágio
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrepalavras
Citação: GARCIA, Avany Aparecida; CHAVES, Marta; STEIN, Vinícius. Formação de professores de Letras: o estágio como possibilidade de desenvolvimento acadêmico e profissional. Entrepalavras, Fortaleza (CE), v. 8, n. 3, p. 142-160, out./dez. 2018.
Resumo: Consideramos, neste artigo, perspectivas legais e teóricometodológicas relativas à formação inicial na área de Letras, destacando as contribuições do estágio supervisionado como espaço de vivência teórica e prática para o desenvolvimento profissional. Objetivamos contribuir com os debates e estudos contemporâneos relativos à demanda vigente de uma formação inicial de professores pautada em critérios científicos. Para tanto, amparamos nossas ponderações nos pressupostos da Teoria Histórico- Cultural, reconhecendo a possibilidade de formar os futuros professores em uma concepção de educação humanizadora e instrumentalizá-los para uma prática pedagógica que favoreça o máximo desenvolvimento dos escolares, o que poderá ser vivenciado desde a realização do estágio.
Abstract: In this article, we consider legal and theoretical-methodological perspectives related to initial formation in the area of Letters, highlighting the contributions of the supervised internship as a theoretical and practical experience space for professional development. We aim to contribute to contemporary debates and studies regarding the current demand for an initial teacher education based on scientific criteria. Therefore, we support our considerations in the assumptions of Historical-Cultural Theory, recognizing the possibility of formating future teachers in a humanizing education perspective and instrumentalize them for a pedagogical practice that favors the maximum development of the students, which can be experienced since the accomplishment of the internship.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39857
ISSN: 2237-6321
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_aagarciamchaves.pdf185,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.