Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39783
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Entre castas e voluptuosas: as mulheres no teatro rodrigueano |
Título en inglés: | Between castes and voluptuous: women in the theater rodrigueano |
Autor : | Nascimento, Juliana Maria Girão Carvalho |
Palabras clave : | Nelson Rodrigues;Personagens femininas;Sexualidade feminina;Violência de gênero |
Fecha de publicación : | 2018 |
Editorial : | Revista Entrelaces |
Citación : | NASCIMENTO, Juliana Maria Girão Carvalho. Entre castas e voluptuosas: as mulheres no teatro rodrigueano. Revista Entrelaces, Fortaleza (CE), v. 1, n. 14, p. 277-296, out./dez. 2018. |
Resumen en portugués brasileño: | Este artigo propõe um trabalho de análise textual do teatro de Nelson Rodrigues, focando-se em determinadas personagens femininas de sua obra dramática. A análise aqui desenvolvida parte de duas categorias de personagens femininas do teatro rodrigueano: as mulheres castas, frias e fiéis, que repudiam a própria beleza e a sexualidade feminina; e as mulheres voluptuosas, belas e transgressoras, que não se enquadram nos padrões de esposa recatada e fiel, experienciando sua sexualidade mediante a traição ou a prostituição – e sendo violentamente punidas por isso. Supõe-se, aqui, que d. Eduarda (da peça Senhora dos afogados) é uma personagem emblemática do teatro de Nelson, na medida em que é constituída por uma ambivalência que a faz possuir traços das duas categorias referidas acima, além de ser vítima de uma violência punitiva e trágica. Supõe-se também que, através dessas personagens e dos seus desfechos trágicos e marcados pela violência de gênero, o teatro rodrigueano reflete o tratamento machista e punitivo que a sociedade brasileira dispensa às mulheres que saem do padrão de esposa/mãe recatada. |
Abstract: | This article proposes a work of textual analysis of the theater of Nelson Rodrigues, focusing on certain female characters of his dramatic work. The analysis developed here is based on two categories of female characters in the Rodrigue theater: chaste, cold and faithful women who repudiate female beauty and female sexuality; and voluptuous women, beautiful and transgressive, who do not fit the standards of a modest and faithful wife, experiencing their sexuality through betrayal or prostitution - and being violently punished for it. It is assumed here that d. Eduarda (from the play Senhora dos afogados) is an emblematic personage of the theater of Nelson, since it is constituted by an ambivalence that makes it possess traces of the two categories mentioned above, besides being a victim of punitive and tragic violence. It is also assumed that, through these characters and their tragic endings marked by gender violence, the Rodriguean theater reflects the macho and punitive treatment that Brazilian society exempts from women who leave the modesty of a modest wife / mother. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39783 |
ISSN : | 1980-4571 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_jmgcnascimento.pdf | 801,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.