Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39753
Type: | Artigo de Evento |
Title: | O bando dos marcelinos e o cemitério do alto do Leitão como patrimônio histórico cultural, no Cariri Cearense |
Authors: | Costa, Ana Paula Rodrigues da Sousa, Patrícia Amorim Silva, Josier Ferreira da |
Keywords: | Cariri Cearense;Bando dos Marcelinos;Cemitério do Alto do Leitão;Patrimônio histórico cultural |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | XIII Encontro Cearense de Historiadores da Educação – ECHE |
Citation: | COSTA, Ana Paula Rodrigues da; SOUSA, Patrícia Amorim, SILVA, Josier Ferreira da. O bando dos marcelinos e o cemitério do alto do Leitão como patrimônio histórico cultural, no Cariri Cearense. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 288-297. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A região do Cariri Cearense é dotada de uma diversidade histórica e cultural marcada em sua paisagem urbana e rural, que expressa o desenvolvimento desta região, tais representações se evidenciam nos lugares da memória, que expressa a historia da região e as manifestações que se pautam na expressão do catolicismo popular e nas formas de resistência à estrutura de poder estabelecida em diversas conjunturas, com ênfase no banditismo social, que traça a diversidade cultural do Cariri. Esses marcos referenciais, também estão enraizados na memória de um povo que encanta pelo seu acolhimento. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39753 |
ISBN: | 978-85-8126-065-5 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_jfsilva.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.