Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39748
Tipo: Artigo de Evento
Título: Reflexões sobre a esfera da política e a esfera da educação em Hannah Arendt
Autor(es): Souza, Mayrla Costa de
Alves, Francione Charapa
Palavras-chave: Reflexão;Educação;Política;Hannah Arendt
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: XIII Encontro Cearense de Historiadores da Educação – ECHE
Citação: SOUZA, Mayrla Costa de; ALVES, Francione Charapa. Reflexões sobre a esfera da política e a esfera da educação em Hannah Arendt. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 227-239.
Resumo: Na concepção de Arendt, educar propõe não só apresentar o mundo que habitamos, mas o poder transformá-lo da forma desejada por nós. Sem esta forma desejada não há chão para que os novos possam se sentir em casa. Quando nos perguntamos o que educar muitas vezes o que encontramos como respostas são propostas solenes bem elaboradas que evocam interesses próprios de uma determinada sociedade dada sua época. Um fator importante que Arendt faz é agregar sua reflexão a uma crítica sobre a educação, que, segundo a autora, fora transformada em uma teoria sumamente política, na qual vemos em seus artigos A Crise na Educação (1958) e em Reflexões sobre Little Rock (1957). O envolvimento de interesses políticos e culturais com as teorias educacionais traz consigo um acordo ou desacordo entre Educação e Política. Considerando a visão aguçada e crítica de Arendt é que propomos como objetivo deste artigo buscar o entendimento sobre o que importa na esfera da Educação e na esfera da Política. Pois a iniciativa de começar um mundo novo para autora requer traços de raízes fortes que venham da tradição junto a guarda da autoridade, demonstrando que mesmo que a educação nasça na ação deliberada da política ela deve ser trada separadamente já que as esferas política, públicas e familiar tem total obrigação de salvaguardar o caminhos dos novos seres humanos. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39748
ISBN: 978-85-8126-065-5
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_fcalves.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.