Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39748
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Mayrla Costa de | - |
dc.contributor.author | Alves, Francione Charapa | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-19T11:41:08Z | - |
dc.date.available | 2019-02-19T11:41:08Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Mayrla Costa de; ALVES, Francione Charapa. Reflexões sobre a esfera da política e a esfera da educação em Hannah Arendt. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 227-239. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-8126-065-5 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39748 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | XIII Encontro Cearense de Historiadores da Educação – ECHE | pt_BR |
dc.subject | Reflexão | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Política | pt_BR |
dc.subject | Hannah Arendt | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre a esfera da política e a esfera da educação em Hannah Arendt | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Na concepção de Arendt, educar propõe não só apresentar o mundo que habitamos, mas o poder transformá-lo da forma desejada por nós. Sem esta forma desejada não há chão para que os novos possam se sentir em casa. Quando nos perguntamos o que educar muitas vezes o que encontramos como respostas são propostas solenes bem elaboradas que evocam interesses próprios de uma determinada sociedade dada sua época. Um fator importante que Arendt faz é agregar sua reflexão a uma crítica sobre a educação, que, segundo a autora, fora transformada em uma teoria sumamente política, na qual vemos em seus artigos A Crise na Educação (1958) e em Reflexões sobre Little Rock (1957). O envolvimento de interesses políticos e culturais com as teorias educacionais traz consigo um acordo ou desacordo entre Educação e Política. Considerando a visão aguçada e crítica de Arendt é que propomos como objetivo deste artigo buscar o entendimento sobre o que importa na esfera da Educação e na esfera da Política. Pois a iniciativa de começar um mundo novo para autora requer traços de raízes fortes que venham da tradição junto a guarda da autoridade, demonstrando que mesmo que a educação nasça na ação deliberada da política ela deve ser trada separadamente já que as esferas política, públicas e familiar tem total obrigação de salvaguardar o caminhos dos novos seres humanos. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_fcalves.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.