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Tipo: Tese
Título: Urucongo de artes: os sentidos das experiências de educação popular para jovens rurais
Autor(es): Nascimento, Ana Maria do
Orientador: Olinda, Ercília Maria Braga de
Palavras-chave: Educação popular;Juventude rural;Experiência frmadora;Arte
Data do documento: 2018
Citação: NASCIMENTO, Ana Maria do. Urucongo de artes: os sentidos das experiências de educação popular para jovens rurais. 2018. 213f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza(CE), 2018.
Resumo: A presente tese se insere na interface entre a Educação Popular e a Sociologia da Juventude. O objetivo geral da pesquisa foi compreender, a partir das narrativas tecidas coletivamente, os sentidos atribuídos às atividades desenvolvidas pelos jovens do Grupo Urucongo de Artes, analisando o potencial de empoderamento pessoal e coletivo da experiência. Como objetivos específicos procuramos: sistematizar a história do Grupo Urucongo de Artes a partir das narrativas de seus fundadores, identificando as atividades realizadas, analisando a dimensão política-pedagógica e humanizadora; identificar os grupos, eventos e relações mais importantes na formação das subjetividades dos/as jovens; analisar a repercussão da atuação juvenil para a Comunidade do Chico Gomes, e para as relações intergeracionais, centrando nas seguintes esferas: familiar, escolar e profissional. O lócus da investigação foi a comunidade rural do Sítio Francisco Gomes localizada na cidade de Crato-CE. Os fundamentos e procedimentos da investigação se circunscrevem ao universo da pesquisa qualitativa, mais especificamente da pesquisa (auto)biográfica em educação. Para a produção das narrativas, realizamos o Círculo Investigativo Dialógico (CID), técnica de pesquisa inspirada no Círculo de Cultura da tradição de educação popular freireana e do Círculo Reflexivo Biográfico (CRB) teorizado e praticado no Grupo de Pesquisa Dialogicidade, Formação Humana e Narrativas. No CID, tivemos um total de oito encontros, envolvendo sete jovens, coladoradores da pesquisa que fizeram um balanço de suas experiências formadoras no Grupo Urucongo de Artes.Também. Além disso, utilizamos o diário de itinerância Barbier a observação participante Brandão e a técnica da entrevista fotonarrativa Olinda. Nos ancoramos nas elaborações teóricas de Abramo, Arroyo, Brandão, Castro, Carrano, Duarte Júnior, Delory-Momberguer, Freire, Josso, Pais, Sales, Olinda e outros. As análises deste estudo mostram que as ações desenvolvidas pelos/os jovens são práticas de Educação Popular que potencializam o processo de formação e empoderamento de si e de seus pares. A pesquisa também possibilitou refletir sobre os lugares de aprender e ensinar mediados pelo trabalho coletivo. Mostrou, ainda, que existem juventudes rurais comprometidas com seu território e com a preservação de sua cultura, e que nem todos/as os/as jovens querem sair do campo.
Abstract: This thesis inserts in the interface among Popular Education and the Sociology of Youth. The general objective of the research was to understand, from the narratives produced collectively, the meanings attributed to the activities developed by the young people of the Urucongo Group of Arts, analyzing the potential of personal and collective empowerment of the experience. As specific objectives we seek: to systematize the history of the Urucongo Group of Arts from the narratives of its founders, identifying the activities carried out, analyzing the political-pedagogical and humanizing dimension; identify the most important groups, events and relationships in the formation of the subjectivities of young people; to analyze the repercussion of youth work for the community of Chico Gomes, and for intergenerational relations, focusing on the following spheres: family, school and professional. The locus of the investigation was the rural community of Sítio Francisco Gomes located in the city of Crato- CE. The foundations and procedures of research are limited to the universe of qualitative research, more specifically of (self) biographical research in education. For the production of the narratives, we conducted the Dialogical Investigative Circle (DIC), a research technique inspired by the Culture Circle of the Freirean popular education tradition and the Biographical Reflective Circle (BRC) theorized and practiced in the Research Group Dialogicity, Human Formation and Narratives. In the DIC, we had a total of eight meetings, involving seven young people, researchers who evaluated their training experiences in the Urucongo Group of Arts. Also. In addition, we use the Barbier roaming diary, the participant observation Brandão and the technique of the Olinda photonarrative interview. We anchor ourselves in the theoretical elaborations of Abramo, Arroyo, Brandão, Castro, Carrano, Duarte Júnior, Delory- Momberguer, Freire, Josso, Pais, Sales , Olinda and others.The analyzes of this study show that the actions developed by young people are practices of Popular Education that potentiate the process of formation and empowerment of self and of their peers. The research also made it possible to reflect about the places of learning and teaching mediated by collective work. It also showed that there are rural youths committed to their territory and the preservation of their culture, and that not all young people want to leave the countryside.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39743
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