Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39689
Tipo: Artigo de Evento
Título : Biohagiografia do servo de Deus Frei João Pedro de Sexto São João (1868-1913)
Autor : Bindá, Thirza Maria Bezerra
Frota, Alexandre Gonçalves
Palabras clave : Obras intelectuais;Humanismo;Conquistas
Fecha de publicación : 2013
Citación : BINDÁ, Thirza Maria Bezerra; FROTA, Alexandre Gonçalves. Biohagiografia do servo de Deus Frei João Pedro de Sexto São João (1868-1913). In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 1620-1634.
Resumen en portugués brasileño: Enzo Bianchi fundador e prior da Comunidade de Bose na sua obra Le Vie Della Fecilità (2010), toma por base a citação de René Coste para destacar que a santidade é uma experiência humana que longe de primar por manifestações sobre-humanas, consiste numa prática de beatitude cotidiana. Essa beatitude significa compreender que aquele considerado santo ou grande espírito, são pessoas que estando inseridas em sociedade, possuem uma integralidade composta de tendências subjetivas e racionais, que por sua vez, agregam felicidades, tristezas, vitórias, derrotas, virtudes, vícios compaixão, fúria, misericórdia e orgulho, ou seja, vivem numa linha tênue entre luzes e sombras. Para Bianchi, numa perspectiva ecumênica, a santidade consiste portanto, em aceitarmos que luzes e sombras fazem parte da natureza humana e a via ideal para conquista-la diariamente, é respondermos aos desafios que surgem, aceitarmos a nós mesmos e aos outros com suas tendências, buscarmos o aperfeiçoamento, compreendermos que precisamos do próximo e percebermos que crenças e tradições religiosas diferentes da que professamos, possuem suas verdades e sabedorias. No universo da espiritualidade cristã o caminho beatitudinal para conquista diária da santidade, encontra-se no testemunho de vida deixado por Jesus Cristo, que na sua pedagogia, ensinou que no centro de sua interioridade, o ser humano possui forças para equilibrar suas luzes e sombras, obtendo assim, a harmonia necessária para ser sal e luz no mundo e para o mundo. Ser sal e luz no mundo é destaque no Evangelho de Mateus:[...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39689
ISBN : 978 85 7915 171 2
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2013_eve_agfrota.pdf6,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.