Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39686
Type: Artigo de Periódico
Title: A educação na perspectiva da emancipação do trabalho em O Capital de Marx
Authors: Souza, Osmar Martins de
Keywords: Karl Marx;O Capital: crítica da economia política;Formação/educação do trabalhador;Sociabilidade capitalista
Issue Date: 2018
Publisher: Revista Eletrônica Arma da Crítica
Citation: SOUZA, Osmar Martins de. A educação na perspectiva da emancipação do trabalho em O Capital de Marx. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza (CE), ano 8, n. 10, p. 145-148, out. 2018. Resumo Expandido.
Abstract in Brazilian Portuguese: O objetivo desta pesquisa, realizada na forma de tese de doutorado, foi discutir a concepção de formação/educação na perspectiva da emancipação do trabalho nos textos de Karl Marx, principalmente, em sua obra de maturidade, O Capital: crítica da economia política. Sabe-se que existem muitas discussões, interpretações e divergências entre os mais diversos autores que se ocupam com o estudo do tema da formação/educação no pensamento de Marx. Por isso, não se constituiu em objetivo principal desse estudo o de debruçar-se sobre essas mais diversas interpretações e mesmo contradições entre os autores. Destaca-se, ainda, que também não foi de intencionalidade desta pesquisa a discussão em torno das relações entre trabalho e educação em uma sociedade futura, em uma sociedade já emancipada (a comunista), atendo-se à função que a educação pode desempenhar na atual sociedade, a capitalista, na perspectiva da emancipação do trabalho (dos trabalhadores) em seu processo de luta para superar as atuais relações sociais de produção, com vista à construção de uma sociedade efetivamente emancipada, a sociedade comunista.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39686
ISSN: 1984-4735
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_art_omsouza.pdf100,89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.