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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBezerra, José Arimatéa Barros-
dc.contributor.authorCavalcante, William Freire-
dc.date.accessioned2019-02-15T13:29:53Z-
dc.date.available2019-02-15T13:29:53Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationCAVALCANTE. William Freire. A educação alimentar e nutricional como prática do conhecimento de si e de mundo. 2017. 55f. _TCC ( Monografia)- Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia. 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39669-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAlimentaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleA educação alimentar e nutricional como prática do conhecimento de si e de mundopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho analisa a importância da Educação Alimentar e Nutricional (EAN) no ambiente escolar, buscando descrever o processo histórico, a relação entre a teoria e a prática estudada por meio de leis que embasam a EAN e de teóricos da educação que enfatizam a importância de uma ampla formação no ambiente de ensino, utilizando autores: como FERREIRO (2015), FREIRE (2011), FREITAS (2013) e SANTOS (2013), elencando o processo histórico-social da relação do homem com o alimento. O estudo se apoiou ainda por meio de observações e intervenções pedagógicas que aconteceram em uma escola de ensino não regular, Organização Não Governamental - ONG, na cidade de Fortaleza, dentro projeto de EAN do Programa de Educação Tutorial (PET) Pedagogia, como prática educacional alimentar, em busca de demonstrar a importância atual desse aspecto da formação humana no contexto atual. Sendo assim, o estudo relata a EAN como tema gerador de aprendizagem para os alunos, tendo estes, contato primordial com o alimento, criando relações lógicas que lhe são transmitidas desde a mais tenra idade. Como resultado das ações de EAN no contexto escolar, temos as mudanças de hábitos alimentares dos participantes, onde estes entendem a educação alimentar como aspecto importante para seu desenvolvimento de formação social. O processo de construção do conhecimento assemelha-se a uma semente cultivada em solo fértil, que precisa de cuidados para germinar e dar bons frutos.pt_BR
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