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dc.contributor.authorSilva, Maiara Lopes da-
dc.contributor.authorRabelo, Josefa Jackline-
dc.contributor.authorMaia Filho, Osterne Nonato-
dc.date.accessioned2019-02-14T13:05:47Z-
dc.date.available2019-02-14T13:05:47Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSILVA, Maiara Lopes da; RABELO, Josefa Jackline; MAIA FILHO, Osterne Nonato. Trabalho, educação e práxis: relações e distinções ontológicas em torno do ofício de professor. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza (CE), ano 8, n. 9, p.148-169, maio 2018.pt_BR
dc.identifier.issn1984-4735-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39631-
dc.description.abstractThis article aims to explain, from a Marxian perspective, how the categories "Work", "Education" and "Praxis" differ and are, at the same time, ontologically dependent on one another. In this sense, it should be emphasized that the founding complex of the social being is work, and education is for it a complex founded as a synonym of praxis, whose office of teacher consists of one of its types. This activity is situated here as the protagonist mediation of our examination, which privileged to anchor the literature review in the theoretical, historical and philosophical framework of the Marxian-Lukacsian ontology as a theoretical-methodological perspective of research. Our theoretical framework encompasses, in addition to Marx, especially Vásquez (2011), in order to reflect particularly on the concept of praxis in the context of the work-education relationship; and Lessa (2012), which captures the ontological relationships between work and social reproduction.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Eletrônica Arma da Críticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPráxispt_BR
dc.titleTrabalho, educação e práxis: relações e distinções ontológicas em torno do ofício de professorpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo toma por objetivo explicar, sob uma perspectiva marxiana, como as categorias “Trabalho”, “Educação” e “Práxis” diferem e são, ao mesmo tempo, ontologicamente dependentes umas das outras. Cumpre enfatizar, nesse sentido, que o complexo fundante do ser social é o trabalho, e a educação é por ele um complexo fundado enquanto sinônimo de práxis, cujo ofício do professor consiste em um de seus tipos. Tal atividade situa-se aqui como a mediação protagonista de nosso exame, o qual privilegiou ancorar a revisão de literatura no arcabouço teórico, histórico e filosófico da ontologia marxiano-lukacsiana, na qualidade de perspectiva teórico-metodológica de investigação. Nosso referencial teórico engloba, além de Marx, especialmente Vásquez (2011), a fim de refletir particularmente sobre o conceito de práxis no contexto da relação trabalho-educação; e Lessa (2012), que captura as relações ontológicas entre trabalho e reprodução social.pt_BR
dc.title.enWork, education and praxis: ontological relations and distinctions around the college professor officept_BR
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