Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39454
Type: TCC
Title: Uma análise do nível de maturidade de empresas de telecomunicações baseada em COBIT
Authors: Queiroz, Sara Cibelle de Lima
Advisor: Lavor, João Ferreira de
Keywords: COBIT (Information technology management standard);Governança de TI;Telecomunicações
Issue Date: 2018
Citation: QUEIROZ, Sara Cibelle de Lima. Uma análise do nível de maturidade de empresas de telecomunicações baseada em COBIT . 2018. 39 f. TCC (Graduação em Redes de Computadores) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2018.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho apresenta um estudo realizado em duas empresas do setor de telecomunicação da região metropolitana da cidade de Fortaleza, a respeito do nível de maturidade de seus processos baseado em um framework chamado Control Objectives for Information and related Technology (COBIT). Os dados foram adquiridos mediante entrevista, onde as respostas se apresentava em uma escala do tipo Likert que forneceu embasamento para o estudo, que foi feito com os responsáveis pelo setor de Tecnologia da Informação (TI) das empresas, esses, forneceram diversas informações sobre os processos das empresas. Com base nessas informações foi possível verificar o nível de maturidade das empresas em relação aos processos da Governança de TI . Foram analisadas algumas áreas da Governança, essas são alinhamento estratégico, entrega de valor, gestão de recursos, gestão de riscos, e por fim, mensuração de desempenho, para cada uma dessas áreas medimos o nível de maturidade de seus processos, por fim fizemos o cruzamento dos dados das empresas entre sim, bem como das áreas individualmente. Com essas informações, foi possível perceber que as empresas que tem uma preocupação maior com os processos de alinhamento estratégico e que integram a área de TI nesse planejamento, normalmente tem o nível de maturidade dos processos das demais áreas mais elevado, conseguimos também observar que as empresas que realizam processos de mensuração de desempenho, conseguem oferecer um serviço mais aperfeiçoados que as que não analisam essa área.
Abstract: This work presents a study carried out in two companies in the telecommunication sector of the metropolitan region of the city of Fortaleza, regarding the level of maturity of their processes based on a framework called COBIT. The data were acquired by means of an interview, where the answers were presented on a Likert-type scale that provided a basis for the study, which was done with those responsible for the sector of the companies, which provided various information about the processes of companies. Based on this information, it was possible to verify the level of maturity of the companies in relation to the Governance processes of TI. Some areas of governance were analyzed, such as strategic alignment, value delivery, resource management, risk management, and finally, performance measurement. For each of these areas, we measured the maturity level of their processes. between companies and individual areas. With this information, it was possible to perceive that the companies that have a greater concern with the processes of strategic alignment and that integrate the IT area in this planning, usually have the level of maturity of the processes of the other higher areas, we were also able to observe that the companies that perform performance measurement processes can offer a better service than those that do not analyze this area.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39454
Appears in Collections:REDES DE COMPUTADORES - QUIXADÁ - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_tcc_sclqueiroz.pdf698,68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.