Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39326
Tipo: | Dissertação |
Título: | A inspetoria de obras contra as secas: uma instituição como produtora do espaço? |
Título em inglês: | The inspectory of works against dry: An institution as a space producer? |
Autor(es): | Silva, Désio Rodrigo da Rocha |
Orientador: | Sampaio, José Levi Furtado |
Palavras-chave: | Secas;Nordeste;Estado |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | SILVA, Désio Rodrigo da Rocha. A inspetoria de obras contra as secas: uma instituição como produtora do espaço? 2018. 139 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. |
Resumo: | No ano de 1850 foi criado o Ministério da Agricultura, Comercio e Obras Públicas. Em 1877 o Estado iniciou no Nordeste uma mudança de ações: de “socorros públicos” para “melhoramentos materiais”. A Inspetoria de Obras Contra as Secas (IOCS) passou a atuar em 1909, sob direção federal para resolver o problema das “secas” através de uma perspectiva regional. Esta instituição marcou o começo da estruturação de diferentes políticas e ações sistematizadas na realização de projetos e ações de modificações da região Nordeste. Ao entender que o espaço, objeto por excelência da geografia, pode ser interpretado como a junção e herança de diversos períodos técnicos distintos, a compreensão da ação desse órgão e das razões que levaram a sua criação faz-se necessário para interpretar o “combate às secas” de forma institucionalizada e da acumulação diferencial de riquezas entre as regiões brasileiras. Nesse sentido, o trabalho tem o objetivo de entender o papel de um agente institucional produtor do espaço na dinâmica econômica nacional, a partir da realidade norterio- grandense, contribuindo para a discussão acerca das especificidades da atuação da IOCS no Nordeste. De maneira a alcançar este desígnio, buscou-se auxilio no levantamento de documentos históricos e de um referencial teórico que auxiliasse na interpretação de suas práticas: principalmente os publicados nos relatórios do Ministério de Viação e Obras Públicas e contidos nas revistas especializadas do período estudado. A pesquisa demonstrou que a IOCS, embora se legitime como uma instituição estatal, não pode ser reduzida e compreendida exclusivamente assim, bem como o direcionamento de renda diferencialmente para regiões distintas do país fez-se possível por medidas governamentais. Verificou-se que atuação estatal como organismo direcionador de riqueza e facilitador de um desenvolvimento desigual no Brasil aconteceu antes mesmo do conceito de “planejamento estatal” na década de 1950. |
Abstract: | In the year 1850, the Ministry of Agriculture, Commerce and Public Works was created. In 1877 the State began a change of actions in the Northeast: from "public aid" to "material improvements". The Inspection of Works Against Drought (IOCS) began operating in 1909, under federal direction to solve the problem of "droughts" from a regional perspective. This institution marked the beginning of the structuring of different policies and systematized actions in the realization of projects and actions of modifications of the Northeast region. Understanding that space, the quintessential object of geography, can be interpreted as the junction and inheritance of several distinct technical periods, the understanding of the action of this organ and the reasons that led to its creation is necessary to interpret the "fight against the droughts"of institutionalized form and the differential accumulation of wealth among the Brazilian regions. In this sense, the objective of this work is to understand the role of an institutional agent producer of the space in the national economic dynamics, starting from the North-Rio Grande reality, contributing to the discussion about the specificities of IOCS's performance in the Northeast. In order to reach this goal, we sought help in the collection of historical documents and a theoretical framework that would aid in the interpretation of their practices: especially those published in the reports of the Ministry of Public Works and Public Works and contained in the specialized journals of the studied period.The research has shown that the IOCS, while legitimizing itself as a state institution, can not be reduced and understood exclusively in this way, and the allocation of income differentially to distinct regions of the country was made possible by governmental measures. It was verified that state performance as a wealth-driving agency and facilitator of uneven development in Brazil happened even before the concept of "state planning" in the 1950s. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39326 |
Aparece nas coleções: | DGR - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_dis_drrsilva.pdf | 5,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.