Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39237
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Programa Alfabetização na Idade Certa: busca pela qualidade no aprendizado da leitura e escrita |
Autor : | Scipião, Lara Ronise de Negreiros Pinto Oliveira, Edivone Meire Marques, Cláudio de Albuquerque |
Palabras clave : | Escolarização;Processo de Ensino-Aprendizagem;Língua portuguesa |
Fecha de publicación : | 2008 |
Citación : | SCIPIÃO, Lara Ronise de Negreiros Pinto; OLIVEIRA, Edivone Meire; MARQUES, Cláudio de Albuquerque. Programa Alfabetização na Idade Certa: busca pela qualidade no aprendizado da leitura e escrita. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 81-100. |
Resumen en portugués brasileño: | Apesar dos altos índices de escolarização, uma considerável parcela dos alunos da escola pública brasileira se encontra no estágio crítico e muito crítico no que se refere ao seu desempenho em Língua Portuguesa, notadamente à alfabetização, condição imperiosa às demais disciplinas escolares e ainda à vida em sociedades letradas (BRASIL, 2000, 2002, 2003, 2007). Historicamente, tem-se reduzido o problema do analfabetismo escolar aos métodos de alfabetização. Embora a procura pelo melhor método ainda seja insistente, na visão de Soares (2005a), essa discussão é considerada um retrocesso, haja vista o conceito reducionista que se tem de método, considerado como seleção de um único caminho e material didático, regido com intenso controle, desconsiderando-se o processo de aquisição da língua e os conhecimentos prévios dos alunos. [...] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39237 |
ISBN : | 9788589872423 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2008_eve_lrnpscipião.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.