Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39230
Type: | Livro |
Title: | O escorpião atrás do espelho: a tortura no regime de 1964 e o declínio da narrativa |
Authors: | Ramos, Francisco Régis Lopes |
Keywords: | Historiografia do Brasil;Ditatura no Brasil;Tortura no Brasil |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Imprensa Universitária |
Citation: | RAMOS, Francisco Régis Lopes. O escorpião atrás do espelho: a tortura no regime de 1964 e o declínio da narrativa. E-book. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2016. 90 p. (Estudos da Pós-Graduação). Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39230. Acesso em: |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Compreender a historicidade desse sofrimento é exatamente o meu intuito. Procuro perceber como interdições e constrangimentos marcam as denúncias contra o regime de 1964. Pergunto-me sobre a representação da tortura nos relatos. Especificamente, indago-me sobre a sequência de fatos que fazem a narrativa ter sentido. Mas não me atenho somente à ficção, porque a entendo como parte de outros relatos, orais ou escritos. Os textos escritos podem ser divididos em, pelos menos, três modalidades: testemunhais (quando o torturado relata em primeira pessoa),literários (quando o relato é de um personagem ou sobre um personagem de romances, novelas ou contos) ou jornalísticos (quando o relato aparece em forma de reportagem). A divisão, obviamente, pressupõe não apenas a existência de conexões e trocas entre as modalidades, mas também a deliberada disposição dos autores em borrar as fronteiras, gerando textos ambíguos, como é o caso de Érico Veríssimo, que faz da fantástica cidadela de Antares um microcosmo da realidade do Brasil. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39230 |
Appears in Collections: | IU - Livros PRPPG - Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_liv_frlramos.pdf | 846,17 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.