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dc.contributor.authorBosco, Cyro Luiz dos Santos-
dc.date.accessioned2019-01-25T12:23:46Z-
dc.date.available2019-01-25T12:23:46Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationBOSCO, Cyro Luiz dos Santos. Os jornais como objeto de análise: imprensa e instrução pública. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 1119-1130.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 7915 171 2-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39196-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectImprensapt_BR
dc.subjectEstudos - históriapt_BR
dc.subjectMeio socialpt_BR
dc.titleOs jornais como objeto de análise: imprensa e instrução públicapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente texto articula-se a partir de uma perspectiva que compreende a imprensa como fonte e objeto privilegiado para o desenvolvimento de estudos em história da educação brasileira. Por sua vinculação com o meio social, por permitir as manifestações de variados sujeitos, por ser escrita por indivíduos contemporâneos aos acontecimentos, a imprensa contribui para a ampliação de pesquisas no campo histórico-educativo, principalmente aquelas com enfoque micro (regional e local), na medida em que possibilitam a construção de novos olhares e problematizações. Bem como, contribuem para a apreensão de variáveis que podem escapar da perspectiva macro. Trarei neste artigo as elaborações iniciais de meus estudos relacionados à pesquisa para a produção da dissertação de mestrado do programa de Pós-graduação em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares do departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Tratarei do uso da imprensa como fonte de pesquisa privilegiada para se perceber como os discursos acerca de escola pública primária eram construídos e dados a ler nos anos iniciais do século XX. Para a pesquisa citada acima são utilizados os jornais produzidos em São João del-Rei – cidade do interior de Minas Gerais – no período que compreende a reforma do ensino de 1906, que instalou os grupos escolares no Estado.[...]pt_BR
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