Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39196
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bosco, Cyro Luiz dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-25T12:23:46Z | - |
dc.date.available | 2019-01-25T12:23:46Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | BOSCO, Cyro Luiz dos Santos. Os jornais como objeto de análise: imprensa e instrução pública. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 1119-1130. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978 85 7915 171 2 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39196 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Imprensa | pt_BR |
dc.subject | Estudos - história | pt_BR |
dc.subject | Meio social | pt_BR |
dc.title | Os jornais como objeto de análise: imprensa e instrução pública | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente texto articula-se a partir de uma perspectiva que compreende a imprensa como fonte e objeto privilegiado para o desenvolvimento de estudos em história da educação brasileira. Por sua vinculação com o meio social, por permitir as manifestações de variados sujeitos, por ser escrita por indivíduos contemporâneos aos acontecimentos, a imprensa contribui para a ampliação de pesquisas no campo histórico-educativo, principalmente aquelas com enfoque micro (regional e local), na medida em que possibilitam a construção de novos olhares e problematizações. Bem como, contribuem para a apreensão de variáveis que podem escapar da perspectiva macro. Trarei neste artigo as elaborações iniciais de meus estudos relacionados à pesquisa para a produção da dissertação de mestrado do programa de Pós-graduação em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares do departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Tratarei do uso da imprensa como fonte de pesquisa privilegiada para se perceber como os discursos acerca de escola pública primária eram construídos e dados a ler nos anos iniciais do século XX. Para a pesquisa citada acima são utilizados os jornais produzidos em São João del-Rei – cidade do interior de Minas Gerais – no período que compreende a reforma do ensino de 1906, que instalou os grupos escolares no Estado.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_eve_clsbosco.pdf | 3,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.