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Tipo: Artigo de Evento
Título: Ensino religioso: desafiando a Escola Pública de Alhandra-PB
Autor(es): Souza, Cleane Marcelino de
Palavras-chave: Educação e religião;Religião e estado;Momentos históricos
Data do documento: 2013
Citação: SOUZA, Cleane Marcelino de. Ensino religioso: desafiando a Escola Pública de Alhandra-PB. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 781-791.
Resumo: A ligação entre Educação Religião e Estado surge com a colonização e durante vários momentos históricos fica claro este atrelamento, pois no Brasil a educação religiosa inicialmente foi utilizada como um instrumento para catequizar os nativos e introduzir elementos da cultura dominante da coroa portuguesa na nova colônia, nesse momento a ação educativa evangelizadora era de responsabilidade dos Jesuítas que segundo Zotti, 2004, realizavam sua ação “elegendo valores marcados pela religião católica”. Mas com o passar do tempo, os religiosos da companhia de Jesus não estavam cumprindo com os interesses da coroa portuguesa e ocorreram mudanças no modelo educacional do Brasil, modificações essas que foram constantes, uma vez que nos documentos oficiais desde a Constituição de 1824, que versa sobre a religião intitulando a religião católica como oficial, podendo outras manifestações serem realizadas em ambientes fechados sem que a moral e a religião oficial. Passando pela lei imperial de 1827, que diserta sobre as ações a serem realizadas pelos proferes que inclui entre outros o ensinamento dos princípios da moral cristã. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39170
ISBN: 978 85 7915 171 2
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