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dc.contributor.authorSouza, Cleane Marcelino de-
dc.date.accessioned2019-01-24T19:16:26Z-
dc.date.available2019-01-24T19:16:26Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSOUZA, Cleane Marcelino de. Ensino religioso: desafiando a Escola Pública de Alhandra-PB. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 781-791.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 7915 171 2-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39170-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação e religiãopt_BR
dc.subjectReligião e estadopt_BR
dc.subjectMomentos históricospt_BR
dc.titleEnsino religioso: desafiando a Escola Pública de Alhandra-PBpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA ligação entre Educação Religião e Estado surge com a colonização e durante vários momentos históricos fica claro este atrelamento, pois no Brasil a educação religiosa inicialmente foi utilizada como um instrumento para catequizar os nativos e introduzir elementos da cultura dominante da coroa portuguesa na nova colônia, nesse momento a ação educativa evangelizadora era de responsabilidade dos Jesuítas que segundo Zotti, 2004, realizavam sua ação “elegendo valores marcados pela religião católica”. Mas com o passar do tempo, os religiosos da companhia de Jesus não estavam cumprindo com os interesses da coroa portuguesa e ocorreram mudanças no modelo educacional do Brasil, modificações essas que foram constantes, uma vez que nos documentos oficiais desde a Constituição de 1824, que versa sobre a religião intitulando a religião católica como oficial, podendo outras manifestações serem realizadas em ambientes fechados sem que a moral e a religião oficial. Passando pela lei imperial de 1827, que diserta sobre as ações a serem realizadas pelos proferes que inclui entre outros o ensinamento dos princípios da moral cristã. [...]pt_BR
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