Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39169
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Educação nos presídios do Ceará: marcos históricos e perspectivas |
Autor(es): | Maciel, Antonia Kátia Soares Pinheiro, Tágila de Souza Chaves, Flávio Muniz |
Palavras-chave: | Educação;Importância da educação;Criminalidade |
Data do documento: | 2013 |
Citação: | MACIEL, Antonia Kátia Soares; PINHEIRO, Tágila de Souza; CHAVES, Flávio Muniz. Educação nos presídios do Ceará: marcos históricos e perspectivas. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 757-769. |
Resumo: | Resgatar a história na perspectiva de apontar nortes para a compreensão da importância da legitimidade de se garantir educação nos espaços de privação e restrição de liberdade como enfrentamento da criminalidade e da reincidência de ex-apenados é dar ao homem a garantia de direitos além da chance de se reconstruir, de se fazer um novo ser, como faz referência Paulo Freire em Pedagogia do Oprimido: “Não há também, diálogo, se não há uma intensa fé nos homens. Fé no seu poder de fazer e de refazer. De criar e recriar. Fé na sua vocação de ser mais, que não é privilégio de alguns eleitos, mas direito dos homens” (1987, p.45). Dar-lhes condições de se repensar e de se fazer um novo homem não deve ser condição de privilégio, mas garantir-lhe o direito ontológico de ser mais. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39169 |
ISBN: | 978 85 7915 171 2 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_eve_fmchaves.pdf | 2,74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.