Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39168
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Educação especial: primeiras iniciativas de atendimento às pessoas com deficiência no Brasil |
Autor : | Cardoso, Ana Paula Lima Barbosa Pontes Júnior, José Airton de Freitas Carvalho, Wirla Risany Lima |
Palabras clave : | Educação Especial no Brasil;Estado Brasileiro;Caminho metodológico |
Fecha de publicación : | 2013 |
Citación : | CARDOSO, Ana Paula Lima Barbosa; PONTES JÚNIOR, José Airton de Freitas; CARVALHO, Wirla Risany Lima. Educação especial: primeiras iniciativas de atendimento às pessoas com deficiência no Brasil. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 744-756. |
Resumen en portugués brasileño: | O objetivo deste artigo é descrever e analisar a trajetória de constituição da Educação Especial no Brasil considerando as primeiras iniciativas de atendimento e a formulação de políticas educacionais destinadas às pessoas com deficiência. A tônica é dada por elementos históricos que buscam situar a Educação Especial no contexto de organização do Estado brasileiro e de suas políticas educacionais. O período analisado compreende os últimos anos do séc. XVIII à década de 1990, quando o discurso da educação inclusiva de pessoas com deficiência ganhou força no Brasil. Esta análise é excerto dos estudos de mestrado1 , assumindo como caminho metodológico a pesquisa bibliográfica de fontes dedestaque (JANNUZZI, 2006; MAZZOTTA, 2005; BUENO, 2008) nas áreas da Educação Especial e educação brasileira (FREITAG, 2005). [...] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39168 |
ISBN : | 978 85 7915 171 2 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_eve_wrlcarvalho.pdf | 2,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.