Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39168
Tipo: Artigo de Evento
Título: Educação especial: primeiras iniciativas de atendimento às pessoas com deficiência no Brasil
Autor(es): Cardoso, Ana Paula Lima Barbosa
Pontes Júnior, José Airton de Freitas
Carvalho, Wirla Risany Lima
Palavras-chave: Educação Especial no Brasil;Estado Brasileiro;Caminho metodológico
Data do documento: 2013
Citação: CARDOSO, Ana Paula Lima Barbosa; PONTES JÚNIOR, José Airton de Freitas; CARVALHO, Wirla Risany Lima. Educação especial: primeiras iniciativas de atendimento às pessoas com deficiência no Brasil. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 744-756.
Resumo: O objetivo deste artigo é descrever e analisar a trajetória de constituição da Educação Especial no Brasil considerando as primeiras iniciativas de atendimento e a formulação de políticas educacionais destinadas às pessoas com deficiência. A tônica é dada por elementos históricos que buscam situar a Educação Especial no contexto de organização do Estado brasileiro e de suas políticas educacionais. O período analisado compreende os últimos anos do séc. XVIII à década de 1990, quando o discurso da educação inclusiva de pessoas com deficiência ganhou força no Brasil. Esta análise é excerto dos estudos de mestrado1 , assumindo como caminho metodológico a pesquisa bibliográfica de fontes dedestaque (JANNUZZI, 2006; MAZZOTTA, 2005; BUENO, 2008) nas áreas da Educação Especial e educação brasileira (FREITAG, 2005). [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39168
ISBN: 978 85 7915 171 2
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_wrlcarvalho.pdf2,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.